Jose Manuel Ribeiro/Reuters

Deco diz acreditar que inexperiência pode atrapalhar na África do Sul

15/06/2010 - 06h01

Deco inicia despedida e assume responsabilidade na armação portuguesa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com mais de uma década de futebol europeu, sete anos de seleção e uma Copa do Mundo na bagagem, Deco terá que usar toda a sua experiência para suprir a ausência do meia-atacante Nani na equipe de Portugal. O paulista de São Bernardo do Campo estará em xeque já nesta terça-feira, quando o time luso encara a Costa do Marfim, às 11h (horário de Brasília), pela abertura do grupo G.

NÚMEROS PELA SELEÇÃO PORTUGUESA

Primeira
convocação:
29/03/2003
Portugal 2x1 Brasil
Jogos: 74
Gols: 5
Copas do Mundo 1 (2006 - Alemanha)

Deco já anunciou que deixará a seleção portuguesa após o Mundial da África do Sul, mas antes pretende ajudar os lusos a conquistar a sua primeira Copa. O seu “descobridor”, Luiz Felipe Scolari, que esteve à frente do selecionado por cinco temporadas, deu a benção ao aprovar a sua aposentadoria.

Ao entrar em campo no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, luso-brasileiro completará 75 jogos pela seleção. Ele é o segundo jogador em atividade no Mundial com mais partidas, superado apenas por Simão Sabrosa (81).

Curiosamente, a primeira partida de Deco pelo time nacional foi justamente contra o Brasil. Na ocasião, Portugal venceu o Brasil por 2 a 1, em março de 2003, no amistoso realizado no antigo estádio das Antas, no Porto. O meia do Chelsea marcou o segundo gol dos donos da casa em cobrança de falta. Ele volta a reencontrar a seleção brasileira no dia 25, quando as duas favoritas do grupo fecham a primeira fase da Copa-2010.

OS DEZ ATLETAS COM MAIS PARTIDAS NO GRUPO LUSO

Simão Sabrosa - 81 partidas
Deco - 74
Cristiano Ronaldo - 72
Ricardo Carvalho - 63
Miguel - 57
Tiago - 51
Raul Meireles - 34
Bruno Alves - 31
Hugo Almeida - 26
Pepe - 25

A pressão sob o jogador cresceu ainda mais quando treinador Carlos Queiroz chamou um novato e volante para preencher a vaga do cortado Nani: Ruben Amorim. O jogador do Benfica sequer possui um jogo amistoso pela seleção principal no currículo.

Apesar de ter que assumir a função de “carregador de piano” no Mundial-2010, Deco tem todo o apoio dos companheiros, que até minimizaram a ausência de Nani. “Infelizmente, Nani se lesionou. Mas temos jogadores que podem o substituir e que também são muito bons”, comentou o craque Cristiano Ronaldo.

Mesmo com uma equipe envelhecida - Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Miguel, Simão, Liedson e Deco já chegaram a casa dos 30 anos -, Portugal encara a competição na África com um time inexperiente em Mundiais. Apenas oito dos 23 dos convocados estiveram na Alemanha-2006.

"Muitos jogadores que defenderam Portugal em 2006 já não fazem parte do grupo. Por isso temos muitos atletas que vão disputar uma grande competição pela primeira vez", disse Deco recentemente em entrevista ao site oficial da Fifa. "Julgo que temos a mesma qualidade, embora com menos experiência do que em 2006."

Depois da participação no Mundial sul-africano, Deco deve atuar no futebol brasileiro. O meia, que completará 33 anos em agosto, já recebeu proposta do Fluminense e teve seu nome ligado ao Corinthians e Palmeiras, que recentemente acertou com Felipão, seu ex-comandante em Portugal e no Chelsea.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host