Getty Images

Na ordem de idade, Jerry, Wilson e Johnny Palacios entram para a história das Copas

15/06/2010 - 21h22

Modesta Honduras marca história das Copas com três irmãos

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

Ver seu filho jogar na seleção de seu país deve ser uma emoção única, que poucos pais já tiveram. Ainda mais quando a ninhada sai caprichada e dois rebentos conseguem uma vaga na equipe nacional.

Agora, quando se coloca três filhos num selecionado que, ainda por cima, disputará uma Copa do Mundo, a família não deve caber em si de tanto orgulho.

MÃES HOLANDESAS E ALEMÃS TAMBÉM CAPRICHAM NA NINHADA

Duas seleções já tiveram diversos irmãos alinhados em Copas do Mundo. A Alemanha contou com Ottmar e Fritz Walter para ser campeã em 1954, enquanto os irmãos Forster, Bernd e Karl-Heinz, chegaram ao vice-campeonato em 1982.

A 'Mannschaft' também alinhou irmãos em Copas diferentes, como no caso dos Hoeness: Uli foi campeão em 1974 e Dieter foi vice em 1986, mesmo ano em que Klaus Allof fez parte da equipe, sendo que seu irmão Thomas havia disputado o Mundial quatro anos antes.

Tão boa de fornada quanto as mães alemãs são as holandesas, que já ofereceram os irmãos Frank e Ronald de Boer nas Copas de 94 e 98, Erwin e Ronald Koeman na edição de 1990, e principalmente René e Willy Kerkhof, que fizeram parte da Laranja Mecânica vice-campeã nas copas de 74 e 78.

Campeão em 1966 pela Inglaterra, sir Bobby Charlton também jogava ao lado de seu irmão Jack no English Team.

Este é o caso dos irmãos Wilson, Johnny e Jerry Palacios, de Honduras. Os dois primeiros já haviam sido convocados pelo técnico Reinaldo Rueda e formariam mais uma dupla de irmãos no Mundial da África do Sul, que ainda apresenta os manos Yaya e Kolo Touré (Costa do Marfim), Edgar e Diego Barreto (Paraguai), Kengo e Shunsuke Nakamura (Japão) e Jerome e Kevin-Prince Boateng – o primeiro defende a Alemanha e o segundo, Gana.

Mas nesta terça-feira, o volante hondurenho Julio César de León foi cortado de sua seleção por lesão, e o técnico da nação centro-americana acabou convocando Jerry Palacios, fechando a trinca consangüínea na equipe.

Para isso, a federação hondurenha se valeu da regra da Fifa de que se pode efetuar uma troca de jogadores na delegação até 24 horas antes da partida de estreia – neste caso, contra o Chile, nesta quarta-feira.

Jerry é o mais velho dos três, com 29 anos, enquanto Johnny é o mais novo (24) e Wilson Palacios, de 26 anos, é o irmão do meio – e também o mais famoso: joga no Tottenham Hotspurs, da Inglaterra.

Wilson Palacios, inclusive, teve de se recuperar de uma lesão no glúteo que colocou em risco sua participação no Mundial. Superada a contusão, no entanto, o volante entrará em campo pelos ‘Catrachos’ contra os chilenos.

E o número de ‘Palacios’ na seleção de Honduras poderia até ser maior. Isto porque o mais velho dos três irmãos é Milton, que jogou como zagueiro em seu país. Além disso, o mais novo dos irmãos era Edwin Palacios, que se preparava para se tornar um jogador de futebol quando foi sequestrado em 2007, aos 14 anos de idade. Em 2009, seu corpo foi encontrado.

“Tudo o que faço no futebol é por Edwin, que me está vendo do céu”, diz Wilson Palacios.

Honduras está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Chile, Espanha e Suíça.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host