Reprodução

Capa do jornal inglês The Sun: "Meninos do samba espremem vitória"

15/06/2010 - 17h49

Brasil passa por apuros e "espreme" vitória na estreia, dizem jornais

Do UOL Esporte
Em São Paulo

IMPRENSA ESPERAVA MAIS DO BRASIL

  • Para o jornal argentino Olé, o Brasil só abriu o placar graças a uma falha: "Um presente coreano"

  • Rival da seleção, Portugal ficou otimista, segundo chamada do Record: "Brasil não deslumbra"

As manchetes sobre a vitória do Brasil nos países participantes da Copa do Mundo foram unânimes em destacar as dificuldades da seleção para vencer a Coreia do Norte por 2 a 1. Mas, em vez de críticas ao time de Dunga, o tom foi de elogios à surpreendente equipe asiática.

O inglês The Sun, por exemplo, destacou o “jogo apertado” imposto por um time “batalhador” da “modesta” Coreia do Norte. Segundo a manchete, “Meninos do Samba espremem a vitória”. Maicon é destaque na foto, e o seu gol é descrito como “um chute feito de um ângulo ridiculamente apertado”.

Os argentinos foram exceção. “Um presente dos coreanos” é a manchete principal do site do jornal Olé, afirmando que Maicon só abriu o placar porque o goleiro falhou no lance do primeiro gol brasileiro. “Maicon soltou um míssil e o goleiro se descuidou. Depois, chegou o gol de Elano e a Coreia não preocupou, apesar do gol de honra”, completou a chamada.

O espanhol Marca publicou que o “Brasil superou a sua estreia com apuros”, mas fez questão de destacar que a Coreia do Norte “não jogou a toalha”. O jornal citou o time asiático como um time “débil”, mas observou que “o gol de Ji Yun Nam deu emoção à partida".

Já na Itália, houve um coro de elogios ao lateral Maicon, da Internazionale. “Coreia assusta o Brasil e Dunga agradece a Maicon” é a chamada da Gazzetta dello Sport, ressaltando que “a seleção venceu, mas sofreu diante da organização dos norte-coreanos.

Também na Itália, o Corriere dello Sport deu o mesmo destaque a Maicon e citou que “a Coreia do Norte saiu de cabeça erguida”. No entanto, para o jornal, o Brasil “sofreu mais do que o esperado e decepcionou no primeiro tempo”. O artigo descreveu ainda o “gol-surpresa” dos coreanos no final.

GOSTOU DO TIME? ESCALE SUA SELEÇÃO

Se a seleção brasileira não convenceu na estreia, dê uma de Dunga e faça sua própria equipe.Escale sua Seleção!

A manchete do francês L’Equipe também demonstrou surpresa com o jogo dos norte-coreanos: “O Brasil tremeu”, diz a chamada do site do jornal. Segundo o artigo principal, o Brasil “se assustou com o gol de honra da Coreia do Norte, e venceu sem tranquilidade na estreia”.

Em Portugal, rival do Brasil na primeira fase, o jornal Record lembrou que a vitória valeu a liderança do Grupo G, já que a seleção lusa empatou sem gols com a Costa do Marfim. Mas lançou uma frase que pode soar otimista aos portugueses: "Brasil vence sem deslumbrar".

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host