AP

Bola irregular, campo misto e ar 'rarefeito' atrapalharam o goleiro, defende argelino

15/06/2010 - 11h54

Argélia adota discurso 'chororô' e critica campo misto, altitude e bola

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Culpar a Jabulani (bola utilizada na Copa) já se tornou corriqueiro neste Mundial, sobretudo quando goleiros sofrem frangos. A Argélia foi além. Sobraram críticas ao campo misto (com gramas artificiais e naturais) onde o time argelino perdeu para a Eslovênia, respingando até para a cidade de Polokwane, que fica a 1200 metros de altitude.

O zagueiro Majid Bougherra aponta vários motivos para a falha do goleiro argelino Chaouchi no gol da Eslovênia: o campo misto faz com que a bola alterne a velocidade; esse tipo de bola faz movimentos “loucos”; o ar “rarefeito” deu maior velocidade à bola.

“Com esta bola e com o piso diferente [artificial e natural], o goleiro vê a bola chegando muito mais rápida”, resume o zagueiro da Argélia.

Para os próximos jogos da primeira fase, a Argélia não atuará mais em Polokwane. O duelo contra a Inglaterra, dia 18, acontecerá na Cidade do Cabo (nível do mar), e contra os Estados Unidos, dia 23, será em Pretória (1300 metros). Nestes dois estádios, a grama é natural.

Apesar de o argelino citar a altitude como algo que interferiu na derrota diante da Eslovênia, especialistas argumentam que os efeitos da altitude costumam a ser sentidos a partir dos 2500 m. A cidade de São Paulo, por exemplo, está 800m acima do nível do mar.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host