14/06/2010 - 14h31

Polícia sul-africana encerra protesto momentos antes de Itália x Paraguai

Das agências internacionais
Na Cidade do Cabo (AFS)
  • Torcedores de Itália e Paraguai serão recebidos por policiais no Green Point, na Cidade do Cabo

    Torcedores de Itália e Paraguai serão recebidos por policiais no Green Point, na Cidade do Cabo

A polícia da Cidade do Cabo encerrou um protesto organizado por guardas de segurança do estádio Green Point, horas antes do início da partida entre Itália e Paraguai. Os trabalhadores reclamavam contra a redução sistemática em seus salários, algo que não estava acordado entre as partes.

A atuação da polícia da Cidade do Cabo, no entanto, foi menos contundente do que a executada 24 horas antes em Durban, quando as autoridades tiveram que usar gás lacrimogêneo e balas de borracha para acabar com outra manifestação.

Neste caso, a polícia já tinha informações sobre o protesto e controlou a iniciativa de cerca de cem manifestantes com facilidade. Os empregados da segurança do estádio Green Point não irão trabalhar na estreia de Itália e Paraguai na Copa do Mundo.

Os postos de controle de entrada da torcida ao estádio serão ocupados agora por membros da polícia da Cidade do Cabo. Os manifestantes foram levados para um local dentro do Green Point, onde são controlados.

Os portões foram abertos e o jogo, marcado para as 15h30 (horário de Brasília), não sofrerá problemas para acontecer. O Comitê Organizador da Copa, através do chefe-executivo Danny Jordaan, criticou a iniciativa dos trabalhadores. “Apesar de respeitarmos os direitos dos manifestantes, achamos inaceitável que eles interrompam o serviço no dia da partida. Não hesitaremos em agir nesses casos”, disse Jordaan.

A polícia da Cidade do Cabo irá entrar em ação a todo momento em que os trabalhadores de segurança privada do Mundial organizarem manifestações, como foi o caso desta segunda-feira.

Uma inesperada greve no setor de motoristas do Serviço de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) também assustou os turistas da Copa da África do Sul. O protesto deixou milhares de torcedores sem transporte no estádio Soccer City, em Johanesburgo. Neste estádio, Holanda e Dinamarca jogaram. A seleção laranja venceu por 2 a 0.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host