13/06/2010 - 09h14

No fim da lista de estreias, chilenos tentam driblar ansiedade

Das agências internacionais
Em Nelspruit (África do Sul)

Um dos últimos a estrearem nesta Copa, os chilenos falaram um pouco da ansiedade e como tentam driblá-la enquanto aguardam seu primeiro duelo, contra Honduras, na próxima quarta-feira, dia 16 de junho, na penúltima partida da rodada de abertura do Mundial - Espanha e Suíça estão no final da fila.

Mesmo o técnico Marcelo Bielsa, que costuma ter um comportamento mais sereno e que já dirigiu sua Argentina natal na Copa de 2002, admite que, nessas horas, a tendência é viver sob tensão estes dias que antecedem a partida inicial.

“É claro que um evento como este gera muita ansiedade”, conta ‘El Loco’ Bielsa, que refuta, no entanto, que isso irá afetar seus comandados. “Não vejo nenhum desequilíbrio para controlar essa sensação que invade a todos”.

O início do Mundial na última sexta-feira permitiu que os jogadores da “Roja” passem mais tempo ocupados, posto que além dos treinamentos, acompanham também a partida das outras equipes que vão estreando pouco a pouco.

Além disso, para matar o tempo e a ansiedade, os comandados de Bielsa jogam pingue-pongue, sinuca ou videogame, além de se conectarem a internet para se comunicar com familiares e amigos via chats e webcams.

“Falo com minha gente quase todo dia, com minha mulher, meus filhos. Vejo que eles me dão força para seguir lutando. A verdade é que nos sentimos muito alegres escutando ou vendo eles. Eles me dão a força para poder seguir adiante”, contou o atacante Esteban Paredes, do Colo Colo.

Buscar entretenimento é uma das maneiras de esquecer o dia do pontapé inicial, mas conforme os dias passarem, a vontade de entrar em logo campo tende a ficar incontrolável, como atesta Jean Beausejour, meio-campista que atua no América do México.

“A preparação psicológica e futebolística varia de pessoa para pessoa. Eu ainda não senti toda essa ansiedade, mas se me perguntarem isso de novo na segunda ou na terça-feira, vou com os nervos à flor da pele”.

Depois de enfrentar Honduras, o Chile terá pela frente a Suíça no dia 21 para terminar sua participação na fase de grupos contra a Espanha quatro dias depois, em confrontos válidos pelo Grupo H da Copa do Mundo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host