13/06/2010 - 14h40

Jovem de 23 anos conduzia carro em que a bisneta de Mandela morreu

Das agências internacionais
Em Johanesburgo
  • Copa do Mundo marcou tragédia para Mandela; sua bisneta morreu após um grave acidente de carro

    Copa do Mundo marcou tragédia para Mandela; sua bisneta morreu após um grave acidente de carro

Um jovem de 23 anos, chamado Sizwe Mankazana, conduzia o carro em que se envolveu em um acidente que matou a bisneta de Nelson Mandela. A informação foi divulgada pela Fundação Mandela após diversas especulações da imprensa local sobre a identidade do motorista do veículo e seus ocupantes. O homem é filho do companheiro da avó de Zenani Mandela, a neta do ex-presidente da África do Sul que faleceu aos 13 anos.

Zenani era a única passageira do carro conduzido por Sizwe. A polícia prendeu Sizwe no local do acidente, mas o jovem foi posto em liberdade em seguida pela Justiça sul-africana, que abriu uma investigação sobre o caso. De acordo com a Fundação Mandela, Sizwe “e sua família estão cooperando totalmente para esclarecer o acidente”.

O texto indica que “Sizwe é considerado parte da família Mandela e passava muito tempo com Zenani. Além disso, o comunicado revela que o jovem lamentou o episódio às vésperas do início da Copa do Mundo. “Lamento profundamente perder a pequena ‘Zeni’ e peço que seus pensamentos e orações estejam com a família e amigos neste momento tão difícil”.

As famílias Mandela e Mankazana solicitam, através da nota, que seja permitido “chorar a perda de sua pequena criança com dignidade” e também pede que as “especulações desnecessárias que causam tanta dor” acabem.

Uma das nove bisnetas de Mandela, Zenani faleceu na madrugada da última sexta-feira após deixar o show inaugural do Mundial da África do Sul, que foi celebrado no estádio Orlando, de Soweto. Zenani, que havia feito aniversário no dia 9 de junho, era filha mais velha de Zoleka Seakamela, segundo informações da Fundação Mandela.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host