Clive Mason/Getty Images

Torcedores da Argélia invadiram o gramado antes do início da partida

13/06/2010 - 10h22

Invasão, Zidane e frango 'apimentam' êxito da Eslovênia contra a Argélia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Torcedores da Argélia trocaram socos nas arquibancadas

  • Descendente de argelinos, Zidane esteve no estádio Peter Mokaba

  • Torcedor burlou a segurança e escalou uma torre de iluminação

  • Nulo Equipes davam espaços no meio-campo, mas inexistiu um meia ‘cerebral’ que aproveitasse
    Bobeada Em falha grotesca no 2º tempo, Eslovênia deu chance para a Argélia marcar, mas não saiu gol
    Expulsão Eslovênia aproveitou o fato de ter um a mais, marcando em chute do meia Koren

Argélia e Eslovênia adotavam discursos parecidos antes da Copa. Ambas admitiam a condição de coadjuvantes para o Mundial, tendo como metas se entregar ao máximo para honrar suas nações. O duelo em Polokwane evidenciou os planos das duas seleções. Sobrou vontade, mas faltou qualidade.

Resumindo: aquele que acordou cedo no Brasil em pleno domingo para assistir à partida fez uma péssima escolha. O resultado final apontou triunfo esloveno, por 1 a 0, pelo grupo C.

O gol da Eslovênia, aliás, não poderia ser mais apropriado ao nível do jogo. Um chute sem muita força de Koren. Chaouchi frangou.

Tarefa simples para um torcedor ou jornalista, como escolher o melhor jogador em campo, se tornou uma missão digna de questões de concorridos vestibulares.

Mas se engana quem achou modorrento o evento no estádio em Polokwane. Houve sim atrações, mas estavam fora da disputa dos 11 contra 11. Do camarote, Zinedine Zidane, de origem argelina, tentava emanar luz à partida sem brilho. Um torcedor escalou a torre.

E antes do jogo, dezenas de torcedores argelinos se aventuraram no gramado assim que avistaram os atletas de seu país entrarem para o aquecimento pré-jogo. Houve um corre-corre intenso, mas sem violência. Alguns até se divertiam fugindo dos seguranças.

O insosso duelo em Polokwane serviu para aquecer a discussão sobre os efeitos do inchaço da Copa do Mundo, que passou a contar com 32 seleções desde 1998.

Argélia x Eslovênia entrará para história como aquele jogo para “encher linguiça”, forte candidato a pior da história em Copas.

Como consolação, a partida talvez seja lembrada por bizarrices, como os cortes de cabelo dos argelinos Yebda e Chaouchi, estilo cantor Belo, ou então pela narração em um canal nacional, que trocou os times até o primeiro minuto de partida.

Verdade seja dita. A Eslovênia fez um segundo tempo “menos pior” do que o primeiro, incomodando a zaga argelina em poucas ocasiões. Koren, aos 34 min, colocou os eslovenos à frente no placar. O goleiro Chaouchi colaborou.

Inglaterra e Estados Unidos, que completam a chave C, certamente gostaram do que viram neste domingo.

 

1ºT - 36min - UHHHH!!!! Em novo escanteio, Halliche sobe livre no meio da área e desvia de cabeça, mas a bola passa à esquerda do gol esloveno
1ºT - 42min - UUUHHHH!!!! Birsa recebe na entrada da área, gira e bate de esquerda, mas Chaouchi faz boa defesa e manda para escanteio
2ºT - 15min - Depois de uma jogada mais trabalhada do ataque esloveno, Kirm bate de direita já dentro da área, mas Chaouchi faz a defesa
2ºT - 34min - GOOOOLLLL DA ESLOVÊNIA!!! Koren domina na entrada da área, limpa a marcação e bate de direita. Chaouchi falha feio e aceita o chute no canto esquerdo
Robert Koren
Camisa 11 esloveno pelo menos tentou dar emoção à partida, arriscando dois chutes perigosos a gol
Zlatan Ljubijankic
Entrou para tentar ajudar o ataque, mas deu de canela no primeiro lance e cruzou errado em seguida
Nadir Belhadj
Jogador foi o mais acionado da Argélia. Arriscou cruzamentos e cobrou faltas
Abdel Kader Ghezzal
Jogador foi expulso de forma infantil, após "dominar" a bola com a mão e receber o segundo amarelo

ARGÉLIA 0 X 1 ESLOVÊNIA

Argélia
Faouzi Chaouchi; Majid Bougherra, Rafik Halliche, Antar Yahia e Nadir Belhadj; Karim Matmour (Rafik Saifi), Hassan Yebda, Medhi Lacen e Karim Ziani; Fouad Kadir (Adlène Guedioura) e Rafik Djebbour (Abdelkader Ghezzal)
Técnico: Rabah Saadane
Eslovênia
Samir Handanovic; Miso Brecko, Marko Suler, Bostjan Cesar e Bojan Jokic; Valter Birsa (Nejc Pecnik), Robert Koren, Aleksandar Radosavljevic (Andrej Komac) e Andraz Kirm; Zlatko Dedic e Milivoje Novakovic
Técnico: Matjas Kek
Data: 13/06/2010 (domingo)
Local: Peter Mokaba, em Polokwane
Árbitro: Carlos Batres (GUA)
Assistentes: Leonel Real (CSR) e Carlos Pastrana (HON)
Cartões amarelos: Aleksandar Radosavljevic e Andrej Komac (SLO) e Abdelkader Ghezzal e Hassan Yebda (ALG)
Cartão vermelho: Abdelkader Ghezzal (ALG)
Gol: Robert Koren, aos 34min do segundo tempo, para a Eslovênia

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host