12/06/2010 - 07h49

Ministro se esquiva de "problema Morumbi" e descarta nova ajuda federal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Orlando Silva, ministro dos Esportes, descartou qualquer ajuda-extra para o estádio do Morumbi

    Orlando Silva, ministro dos Esportes, descartou qualquer ajuda-extra para o estádio do Morumbi

Após mais um capítulo do caso Morumbi-2014 vir à tona no início da semana – o Comitê Paulista teria desistido do projeto de reformas para transformar o estádio na sede da abertura da Copa -, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, rechaçou qualquer responsabilidade do governo na situação e disse que não haverá mais ajuda financeira para o São Paulo.

“Não está nos nossos horizontes [ajudar financeiramente o São Paulo]”, afirmou. “Esse [400 milhões de reais prometidos pelo BNDES] é o nosso ponto limite, pois já há outros compromissos assumidos pelo governo federal. Não existe justificativa para que haja financiamento de estádio com dinheiro de Orçamento”, disse.

Orlando Silva destacou que os problemas envolvendo o estádio não são da alçada federal e espera uma resolução do imbróglio o quanto antes. “O Morumbi não é um problema do São Paulo. É do governo estadual e do município”, comentou. “[O presidente Lula] chega a avançar e diz que, na opinião dele, a abertura tem que ser em São Paulo. Mas não depende dele construir ou reformar um estádio na cidade.”

Mesmo com a negativa da ajuda aos paulistas, o Ministro ainda espera que o jogo inicial da copa seja na capital de São Paulo e nega conhecer o projeto do “Piritubão”.

“Espero que São Paulo tenha na Copa do Mundo o protagonismo que merece, como maior cidade do Brasil, principal entrada de vôos no país, maior rede hoteleira e melhor prestadora de serviços. Mas que tenha a capacidade financeira também”, completou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host