Kim Kyung-Hoon/Reuters

Messi brilhou e comandou a vitória da seleção argentina sobre a Nigéria na estreia

12/06/2010 - 12h52

Messi joga como no Barcelona e conduz Argentina à vitória contra a Nigéria

Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Heinze abriu o placar para Argentina após escanteio

  • De terno, a pedido das filhas, Maradona vibra com gol

  • Enyeama salvou a seleção nigeriana por muitas vezes

  • - Estrela do jogo: Messi conduziu a Argentina para a frente, segurando a bola e colocando Higuain na cara do gol
    - Lentidão: A Nigéria demorou 15 minutos para encontrar se posicionar na defesa.
    - Contra-ataque desperdiçado: Ainda no começo do primeiro tempo, Messi perdeu boa chance após ataque de quatro contra dois

Começou a se desfazer neste sábado um dos grandes enigmas do futebol mundial: seria Messi capaz de exibir na seleção da Argentina o mesmo talento que o transformou no melhor jogador do mundo, atuando pelo Barcelona?

Seguro, inspirado, à vontade, o baixinho argentino fez uma grande partida contra a Nigéria, sendo decisivo na vitória por 1 a 0, neste sábado, no Ellis Park, em Johanesburgo.

O atacante argentino só não fez gol. Deu as suas famosas arrancadas, conduzindo a bola com habilidade. Driblou. Serviu Higuain um sem número de vezes. Sofreu e bateu faltas. Atuou pela esquerda, como gosta, caiu pelo meio e até armou jogadas pela direita. Em resumo, chamou o jogo para si.

O lateral Daniel Alves foi o último a constatar que, até então, Messi ainda não havia provado a sua capacidade na seleção argentina.

No jogo de provocações estabelecido na África do Sul entre brasileiros e argentinos, Daniel Alves acertou na canela dos argentinos ao declarar que não apenas o craque do time não joga nada na azul-celeste como, ainda por cima, o Barcelona é melhor que a Argentina.

O gol de Heinze aos 6 minutos do primeiro tempo acabou levando a Argentina a diminuir o ímpeto muito cedo, o que a levou a correr alguns riscos e eventualmente sofrer o gol de empate.

Mas seria um resultado injusto, em relação ao que ambas as equipes mostraram. A Nigéria exibiu pouca qualidade, além da conhecida força e velocidade.

Mas essa superioridade argentina só não resultou em um placar mais dilatado por dois fatores. O primeiro foi a grande atuação do goleiro nigeriano Enyeama, que fez grandes defesas e ainda foi escolhido o melhor da partida. O outro foi a tarde pouco inspirada do atacante Higuaín, que desperdiçou pelo menos três chances na cara do gol.

Os nigerianos até esboçaram uma reação nos minutos finais de partida, mas a habilidade que mostravam na hora de contra-atacar com passes rápidos e bons dribles, era parada por finalizações fracas ou erradas.

Milhares de argentinos vieram ao Ellis Park prestigiar a seleção. Cobriram o estádio com faixas como se estivessem em casa e cantaram o tempo todo. Do lado da Nigéria, também não faltou animação – e vuvuzelas.

Com essa vitória, a Argentina fica na segunda colocação do grupo B, com os mesmos três pontos da Coreia do Sul, mas como a seleção asiática marcou dois gols sobre a Grécia na partida partida do dia, fica à frente na tabela.

1ºT – 2min - UHHH! Obasi finta Demichelis, solta a bomba de esquerda mas a bola vai para fora
1ºT – 5min - UHH! Da entrada da área, Messi tenta encobrir o goleiro nigeriano, que espalma para escanteio
1ºT – 6min - GOOOOOOOOL DA ARGENTINA!!!!! Verón cobra escanteio na cabeça de Heinze, que testa no ângulo e abre o placar
1ºT – 20min - UHH! Tevez passa belíssima bola para Higuaín, que, sozinho, chuta em cima de Enyeama
2ºT – 20min - UHHHH! Higuain recebe pela direita e chuta com força, mas Enyeama outra vez espalma
2ºT – 25min - Taiwo recebe na esquerda e solta uma bomba que passa raspando a trave. Nigeriano se machuca no lance
Messi: Atacante buscou o jogo, assumiu a responsabilidade de comandar o time e tentou provar que pode repetir na seleção as boas atuações do Barça Higuaín: Desperdiçou pelo menos três boas chances, de frente para o gol, e acabou substituído por Diego Milito no 2º tempo
Enyeama: Teve grande atuação, com defesas importantes e difíceis, evitando que a seleção nigeriana perdesse a partida por um placar mais dilatado Di Maria: Meia era um dos responsáveis pela armação das jogadas, mas se escondeu em campo e errou a maioria dos lances
Como fazem sempre, os argentinos cantaram seu grito clássico: “Vamos, vamos Argentina, vamos, vamos a ganar, que esta barra quilombera, no te deja, no te deja de alentar” Em meio às dezenas de faixas espalhadas na arquibancada, colocadas por torcedores argentinos, uma fazia propaganda política:: “Em Quilmes Ulises Costa 2011”.
Em menor número, mas animados, os nigerianos trouxeram as vuvuzelas para o Ellis Park. Elas foram assopradas com toda força nos ataques do time. Um torcedor exibindo uma enorme bandeira do Brasil assistiu à partida no meio da torcida da Nigéria. Já do lado argentino, uma faixa dizia: “Que te pasha Brasil Tas nervioso?”

ARGENTINA 1 X 0 NIGÉRIA

Argentina
Romero; Jonás Gutierrez, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Verón e Ángel di Maria (Burdisso); Messi, Higuaín (Diego Milito) e Tevez
Técnico: Diego Maradona
Nigéria
Enyeama; Taiwo (Kalu Uche), Odiah, Joseph Yobo e Danny Shittu; Etuhu, Sani Kaita, Haruna Lukman e Obasi (Peter Odemwingie); Obinna Nsofor, Obafemi Martins e Yakubu Aiyegbeni
Técnico: Lars Lagerback
Data: 12/06/2010 (sábado)
Local: Ellis Park, em Johanesburgo
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Assistentes: Mike Pickel (ALE) e Jan-Hendrik Salver (ALE)
Público: 55.686 espectadores
Cartões amarelos: Haruna Lukman (NIG)
Gols: Heinze, aos 6min do 1º tempo

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host