12/06/2010 - 14h54

Itália aponta erro da Fifa em escolha de francês Vieira em show da Copa

Das agências internacionais
Em Irene (África do Sul)
  • Patrick Vieira exibe taça na abertira da Copa ao lado de Danny Jordaan e Jerome Valcke

    Patrick Vieira exibe taça na abertira da Copa ao lado de Danny Jordaan e Jerome Valcke

O show de abertura da Copa do Mundo teve um ato que repercutiu mal na Itália. O presidente da FIGC (Federação Italiana de Futebol), Giancarlo Abete, classificou como erro a escolha pelo francês Patrick Vieira para a entrega da taça da Copa do Mundo ao presidente do (COL) Comitê Organizador Local, Danny Jordan.

Embora a atual campeã do mundo seja a Itália, Abete afirmou que não houve convite oficial para contar com a presença de um representante da Azzurra. O máximo mandatário da federação quer explicações da Fifa. Vieira subiu ao palco a convite de Jerome Valcke, secretário geral da Fifa, para apresentar a taça da Copa e entregá-la a Jordan.

“A entrega da Copa do Mundo à África do Sul pelo francês Patrick Viera é um erro da Fifa”, declarou Abete. “Não acredito que tenham problema nenhum em reconhecer este erro”, completou.

O show de abertura ocorreu na quinta-feira, um dia antes do início oficial da Copa. Mesmo após dizer que considera um evento comercial, o presidente da federação italiana confirmou que não recebeu convite.

“Se nos pedissem uma presença oficial, não teríamos problema em dizer sim. Na federação sempre respondemos as iniciativas que valorizam a Copa do Mundo”, concluiu Abete, que admitiu que houve um convite informal para a participação de Andrea Pirlo, que se recupera de lesão na panturrilha.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host