Eduardo Knapp/Folhapress

Felipe Melo (esq) acumula 18 jogos de invencibilidade; Michel Bastos soma cinco

12/06/2010 - 17h01

Felipe Melo e Michel Bastos lideram reduzido grupo de invictos com Dunga

Alexandre Sinato
Em Johanesburgo (África do Sul)

INVENCIBILIDADE NA ERA DUNGA

Felipe Melo: 18 jogos, 1.530 minutos (17 vitórias, 1 empate)
Thiago Silva: 7 jogos, 443 minutos
(6 vitórias, 1 empate)
Gomes: 6 jogos, 515 minutos
(5 vitórias, 1 empate)
Michel Bastos: 5 jogos, 405 minutos (5 vitórias)
Kleberson: 4 jogos, 49 minutos
(4 vitórias)
Grafite: 2 jogos, 58 minutos
(2 vitórias)

Felipe Melo não vive boa fase, mas é titular no meio-campo do Brasil. Michel Bastos fez apenas cinco jogos pela seleção e também está entre os 11 iniciais para a Copa do Mundo. A dupla, porém, ostenta outra coincidência: são os dois únicos titulares que ainda não perderam sob o comando de Dunga.

No total, seis jogadores nunca amargaram um revés com o atual treinador. Além de Felipe Melo e Michel Bastos, os reservas Gomes, Thiago Silva, Kléberson e Grafite nunca saíram de campo derrotados.

A marca mais expressiva é a de Felipe Melo. O volante já fez 18 partidas pela seleção e nunca perdeu. Mais que isso, o aproveitamento impressiona: com ele em campo, o Brasil totalizou 17 vitórias e um empate, conquistando 96% dos pontos disputados. O único tropeço foi o 1 a 1 com o Equador, no ano passado, pelas eliminatórias da Copa.

“Depois que cheguei à seleção tive a felicidade de vencer quase todos os jogos e empatar apenas contra o Equador. É muito gratificante. Espero continuar na mesma linha, sem perder, para conseguir voltar campeão do mundo ao Brasil”, comentou o meio-campista.

Felipe Melo usa tal retrospecto para almejar dias mais felizes nesta temporada. Pela Juventus, os últimos meses foram de dificuldade. A equipe de Turim terminou o Italiano apenas na sétima posição, ficando fora até da próxima edição da Liga dos Campeões.

“A seleção é totalmente diferente, aqui tenho alegria de jogar futebol. Na seleção você tem amigos que te dão apoio nos seus erros, é diferente da Juventus”, argumentou.

Os demais jogadores invictos na era Dunga não atingiram a marca de dez partidas pela seleção. Thiago Silva foi quem chegou mais perto, completando sete jogos e 443 minutos. Na sequência aparecem Gomes (seis partidas), Michel Bastos (cinco), Kléberson (quatro) e Grafite (dois).

Nos 55 jogos de Dunga no comando, a seleção brasileira sofreu apenas cinco derrotas. Os carrascos foram Portugal (0 x 2), México (0 x 2), Venezuela (0 x 2), Paraguai (0 x 2) e Bolívia (1 x 2). O treinador ostenta um aproveitamento de 77,5% dos pontos disputados (39 vitórias, 11 empates e cinco derrotas).
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host