AFP PHOTO / OMAR TORRES

Jogo entre África do Sul e México não saiu do 1 a 1 na estreia da Copa

11/06/2010 - 15h04

Sul-africanos sofrem em treino do Brasil por não ver abertura da Copa

Alexandre Sinato
Em Johanesburgo (África do Sul)

Enquanto quase 90 mil pessoas estavam no Soccer City e milhões de pessoas assistiam pela televisão à partida de abertura da Copa do Mundo entre África do Sul e México, alguns sul-africanos sofreram. Trabalhando no treino do Brasil no mesmo horário, segurança, voluntário e funcionário da Fifa tiveram que (tentar) deixar a seleção local de lado justamente num dos dias mais importantes do futebol nacional.

BRASIL 'ATRAPALHA' SUL-AFRICANAS

  • Alexandre Sinato/UOL

    Segurança Piet Nkomo contou os minutos para deixar o posto e acompanhar os Bafana Bafana

  • Alexandre Sinato/UOL

    Motorista Andrew Mosesi teve que deixar a região do Soccer City para levar membro da Fifa ao treino

Não foi fácil para o trio. O mais revoltado com a situação era um funcionário da Fifa que pediu para não ter o nome divulgado e muito menos ser fotografado. “Não é nada animador isso. Para falar a verdade, é uma m... O jeito é ouvir pelo celular, não tem outra saída”, conformou-se ele, já com o fone de ouvido na orelha.

Na entrada da Hoerskool, palco de treinos do Brasil, o segurança Piet Nkomo contava os minutos para deixar o posto. Ele logo seria substituído e, às 17h locais (o jogo começou às 16h), seu turno de trabalho acabaria.

“Vou tentar ver o fim do primeiro tempo aqui e depois correr para minha casa. Posso ver cem partidas de futebol depois, mas nenhuma é tão importante como essa de hoje. É um dia muito especial para nosso país e para nossa seleção”, argumentou Piet, já conhecido entre os jornalistas brasileiros que frequentam a Hoerskool quase diariamente.

Enquanto Dunga treinou a parte técnica da equipe e viu Daniel Alves e Júlio Baptista se estranharem em campo, o som de vuvuzelas indicava que um grande evento mexia com a África do Sul nesta sexta-feira. Um parque reservado para torcedores próximo à Hoerskool fazia o barulho e dava indicativos do que acontecia no empate por 1 a 1 que abriu a Copa.

O som aumentou o sofrimento dos funcionários que preferiam estar no Soccer City e não podiam. Um voluntário, porém, correu para a origem das buzinas. Andrew Mosesi trabalha como motorista durante o Mundial e recorreu ao parque de torcedores para ver o jogo.

“Eu estava nos arredores do Soccer City, mas aí precisei trazer um homem da Fifa para o treino do Brasil, não teve jeito. Mas estou feliz, pelo menos sinto que estou fazendo algo pela Copa. Vou tentar ver a partida nesse parque de onde vem esse som de vuvuzela”, comentou Andrew apressadamente.

Nenhum dos três estava no treino do Brasil quando o jogo entre África do Sul e México terminou e a seleção local somou seu primeiro ponto na Copa. Mas uma coisa é certa: esse trio sofreu nesta sexta-feira.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host