11/06/2010 - 16h10

Menotti diz que Espanha joga mais bonito e que África do Sul não merece ter Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Campeão do mundo dirigindo a Argentina diante de sua torcida em 1978, Cesar Luis Menotti foi entrevistado pelo jornal espanhol As para dar seus palpites e impressões sobre a Copa de 2010.

Seguindo a onda geral, o ex-técnico colocou Espanha e Brasil na final, apesar de defender que o futebol dos ibéricos é o mais bonito jogado hoje em dia. Sobrou pra Itália, que segundo Menotti, "dá pena de ver".

Porém, suas declarações mais polêmicas estiveram relacionadas à realização de uma Copa do Mundo na África do Sul, algo que o mundo inteiro, quase em unanimidade, tem colocado como um dos fatores mais positivos desta edição do Mundial.

"No mundo todo há somente oito ou dez lugares sérios para um Mundial. O resto é negócio. Levaríamos a filarmônica de Berlim para tocar no altiplano boliviano? Não!", defendeu Menotti.

"Levam o futebol para qualquer lugar porque não se faz mais futebol para o público, e sim para o espetáculo, o que é outra coisa. Aí 70% das pessoas no estádio está esperando apenas que se marque um gol, nem se interessam nem entendem todo o resto", chicoteou o ex-treinador.

Sobrou até para as vuvuzelas. "Fora a tradição. Se devo promover o Santiago Bernabeu para um grande campeonato, coloco jogadas de Di Stéfano. Se for na Argentina, coloco as de Sívori. Mas essas trombetas... A melhor homenagem à beleza é o silêncio!".

Tradicionalista, Menotti deu suas impressões sobre as seleções de "peso" na Copa. Confira os palpites do campeão de 78.
 

PALPITES E IMPRESSÕES DE CÉSAR MENOTTI SOBRE AS SELEÇÕES

Brasil

Mesmo com o técnico que tem, a cultura futebolística do Brasil está acima. Na defesa são contundentes e na frente têm talento. Não se sabe o que será de Kaká, e nunca se sabe de Robinho

Espanha

A Espanha é a equipe mais próxima da beleza. Se fosse tênis, em cinco sets, ninguém ganharia deles. Só que em apenas um jogo, tudo pode acontecer: uma falta, um cara que cabeceia e adeus.

Itália

Dá pena de ver a Itália, mas já sabemos como são: dependerão da sorte. E no futebol, com um pouco de sorte, se pode vencer. Eles têm experiência, bons jogadores. Jogam mal, mas podem ganhar

Argentina

É sustentada por individualidades. Têm poder ofensivo e são capazes de dar 4 passes para ganhar de todos. Mas, se não encontram a bola do jogo, podem perder pra qualquer um.

Alemanha

É uma equipe sólida porque é convicta. Não peça a eles que sejam brilhantes, mas seus jogadores são generosos quando se trata de assumir riscos. Se movimentam com competência.

Portugal

Ao Cristiano Ronaldo, falta interpretar melhor o jogo coletivo. É um grande violinista, que irrompe numa sinfônica e começa a tocar porque tem vontade. E como toca bem...

Inglaterra

Estamos esperando o milagre inglês há 50 anos e ele não chega nunca. Vamos esperar um pouco para ver.

Holanda

Pode ser a surpresa agradável.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host