11/06/2010 - 19h29

Kempes elogia o Chile: 'deixaram de ser violão de gaúcho, que só acompanha'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Mario Kempes comemora gol do título da Argentina em 1978; hoje, Kempes é comentarista

    Mario Kempes comemora gol do título da Argentina em 1978; hoje, Kempes é comentarista

Campeão e artilheiro da Copa do Mundo de 1978, o argentino Mario Kempes afirma que o futebol chileno evoluiu muito nos últimos anos e deixou de ser “violão de gaúcho”, feito somente para acompanhar a música dos outros.

Em entrevista ao jornal Triunfo, Kempes baseia sua análise no que viu anos atrás, quando chegou a jogar numa equipe da segunda divisão do Chile no final de sua carreira, além da ótima campanha nas eliminatórias sul-americanas, que deu o segundo lugar ao país na classificação geral.

“O Chile é uma das seleções que trabalharam muito bem durante toda a fase eliminatória, que não se amedrontou em nenhum momento, muito menos em casa. Ao fim, venceram partidas importantíssimas fora de casa”, defende Kempes, que coloca o papel de Bielsa como fundamental nesta história.

“’El Loco’ Bielsa preparou eles mental e fisicamente para que não houvesse surpresas. Ele mostrou que, se há trabalho e seriedade, se pode conseguir muito”.

Kempes usa uma expressão típica dos argentinos para mostrar a evolução de seus vizinhos. “Antes eram incompetentes, e como dizemos nós argentinos, iam como ‘violão de gaúcho’, só para acompanhar. Tinham uma mentalidade débil e não se esforçavam como deviam. Mas hoje o Chile é uma potência futebolística.”

As falas de Kempes serão provadas a partir do próximo dia 16 de junho, quando o Chile enfrenta Honduras pelo Grupo H. O desafio maior crescerá progressivamente: em seguida enfrentam a Suíça, para enfim terminar a participação na primeira fase contra a poderosa Espanha.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host