Fabrice Coffrini/AFP

Treino ainda teve lance curioso envolvendo o meia Kaká e o lateral Michel Bastos

11/06/2010 - 13h12

Em treino "vazio" na hora da abertura, Brasil vê atrito entre Alves e Baptista

Alexandre Sinato
Em Johanesburgo (África do Sul)

MAIS SOBRE A SELEÇÃO NA ÁFRICA DO SUL

  • AFP

    CONFLITO ENTRE GRANDES Luis Fabiano retrucou as declarações de Verón ao falar que "alguns são amargurados na vida", esquentando clima entre Brasil e a arquirrival Argentina

  • Richard Heathcote/Getty Images

    SEM TEMORES Zagueiro Juan eliminou a teoria da conspiração contra o time de Dunga ao falar que o Brasil não é uma seleção pequena que pode ser roubado escandalosamente sem ninguém comentar

A seleção brasileira não recebeu a atenção costumeira da imprensa nesta sexta-feira. O treino da tarde (manhã do Brasil), realizado na Hoerskool, foi acompanhado por menos da metade dos jornalistas que diariamente seguem a equipe de Dunga. O motivo? No mesmo horário, África do Sul e México fizeram o jogo de abertura da Copa do Mundo. Em campo, Dunga comandou um treino técnico de finalizações e cruzamentos. O único incidente veio no fim dos trabalhos: Júlio Baptista e Daniel Alves se estranharam após uma roubada de bola do lateral.

O meia da Roma, com a bola dominada, se aproximou da área. Daniel Alves apareceu por trás e roubou a bola calçando o companheiro. Baptista caiu com a entrada e reclamou. Daniel Alves voltou na direção de Júlio e argumentou com veemência. Após a discussão, cada um foi para um lado. Ao fim do treino, os dois voltaram a discutir sobre o lance.

Cerca de 90 profissionais da imprensa presenciaram a atividade. A grande maioria de brasileiros. Os estrangeiros deixaram a seleção brasileira em segundo plano. Quem esteve presente na arquibancada da Hoerskool dividiu a atenção entre o treino brasileiro e as informações da partida de abertura que chegavam via internet ou por telefone.

No começo do jogo e do treino, quando alguns jornalistas falaram mais alto que um gol havia saído no estádio Soccer City, jogadores que se aqueciam no gramado olharam curiosos para a direção da imprensa. Mas o placar não havia sido inaugurado.

Depois do aquecimento e dos exercícios físicos feitos em um campo mais afastado para poupar o gramado principal, Dunga colocou os jogadores para chutar a gol.

O aproveitamento foi de 26%. Exceção feita a zagueiros e goleiros, todos participaram. No total foram 127 chutes: 33 gols, 42 finalizações para fora e o restante (52) foi defendido pelo trio Julio Cesar, Gomes e Doni.

O destaque do treino foi Luís Fabiano: ele marcou cinco gols em sete tentativas. Boa notícia para o atacante, que não estufa as redes há cinco jogos e vive seu maior jejum com a camisa da seleção brasileira.

ESCALE A SELEÇÃO DO BRASIL

  • Arte UOL

O único que não pôde comemorar um gol foi Kaká. O camisa 10 totalizou oito finalizações. Seis foram defendidas pelos goleiros e duas saíram pela linha de fundo.

Depois da atividade, os jogadores ainda fizeram alguns cruzamentos. Na sequência, o grupo foi dividido em três times. Dois deles se enfrentavam em metade do campo. Apenas um goleiro era utilizado. A outra equipe apenas esperava.

Todos participaram da movimentação. O Brasil realiza mais três treinos até estrear na Copa na próxima terça-feira, diante da Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. O jogo começa às 15h30 (de Brasília) e vale pelo grupo G.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host