11/06/2010 - 02h25

Bisneta de Mandela morre em acidente de carro; motorista estava embriagado

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS) *

A Fundação Nelson Mandela informou que a bisneta do líder Nelson Mandela morreu em um acidente de carro quando voltava da festa de abertura da Copa do Mundo, realizada nesta quinta-feira, em Johanesburgo, na África do Sul.

Zenani Mandela, bisneta mais velha de Mandela, de 13 anos, foi a única a falecer no acidente, em que ninguém mais saiu ferido. Em primeiro instante, foi informado que ela estava viajando com a ex-mulher de Nelson, Winnie Madikizela, porém, desmentido horas depois.

Noxolo Kweza, coronel e porta-voz da polícia local, disse que o carro capotou em uma estrada perto do centro de Johanesburgo. Segundo ele, o motorista foi preso e acusado por homicídio culposo. Outro policial afirmou que ele estava dirigindo embriagado.

“A policia descobriu que ele estava bêbado”, falou o policial Edna Mamonyane. “Ele perdeu o controle do veículo e colidiu com um barranco”, completou o porta-voz.

“Havia uma outra pessoa no veículo, uma mulher da família, mas não sua mãe”, informou outro membro da polícia sul-africana.

Zenani era uma das nove bisnetas de Mandela, e havia completado 13 anos de idade no último dia 9 de junho, pouco antes do início do Mundial. O ocorrido pode fazer com que o líder sul-africano perca a abertura da Copa, entre a seleção anfitriã, e o México, que ocorre nesta sexta-feira, às 11h (horário de Brasília). Um representante da Fundação de Mandela, porém, disse que ainda é cedo para confirmar a ausência.

Pouco antes da abertura oficial da Copa do Mundo da África do Sul, a Fundação emitiu um único comunicado. "A família pediu privacidade, eles lamentam a tragédia". Cerca de 36 mil espectadores lotaram o Orlando Stadium nesta quinta-feira em Johanesburgo para assistirem ao evento de abertura do Mundial, e o tráfego ficou bastante congestionado na madruga de sexta após o show.

O ex-presidente da África do Sul Mandela, de 91 anos, era esperado para fazer uma breve aparição na cerimônia que contou com a presença de vários artistas no show de abertura da Copa, mas devido a inúmeros compromissos, não pôde comparecer. Ele foi um dos grandes incentivadores para que o Mundial fosse realizado no país.

Nova perda por acidente

A jovem Zenani era um símbolo da geração pós-apartheid, muitas vezes aparecendo ao lado do bisavô em cerimônias. Ela, entretanto, não foi a primeria parente de Mandela a morrer em um acidente.

Nelson Madela foi casado três vezes, teve seis filhos, 20 netos e 9 bisnetos. Seu primeiro filho, Madiba Thembekile, fruto do casamento inicial, também faleceu em um acidente automotivo, em 1969, enquanto Mandela estava preso.

Já o segundo filho do ex-presidente, Makgatho Mandela, morreu vítima da Aids no ano de 2005.

* Atualizada ás 3h46

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host