Hassan Ammar/AP

Colombiana Shakira canta e dança na cerimônia de abertura da Copa do Mundo

10/06/2010 - 18h08

Sem vuvuzelas, show com Shakira e pop africano abre a Copa do Mundo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

SHOW MULTICULTURAL EM SOWETO

  • Jeff Mitchell/Getty Images

    Black Eyed Peas, da musa Fergie, foi a primeira atração de renome no show de abertura da Copa

  • Depois, foi a vez de Joseph Blatter, da Fifa, discursar ao lado do presidente Jacob Zuma

  • Jewel Samad/AFP

    Cantora norte-americana Alicia Keys também levantou o público com sucessos tocados ao piano

Os 36 mil espectadores que lotaram o Orlando Stadium nesta quinta-feira em Johanesburgo viram um espetáculo musical eclético, em que só faltou uma coisa para caracterizar plenamente a cultura sul-africana: as vuvuzelas. O barulhento acessório foi proibido na festa de abertura da Copa do Mundo, para que artistas como Shakira e Black Eyed Peas pudessem tocar sem interferência.

O barulho moderado vindo das arquibancadas durante festa desta quinta deverá ser bem diferente da outra cerimônia programada para selar o pontapé inicial do Mundial da África do Sul. Na sexta-feira, meia hora antes do jogo de abertura da seleção anfitriã contra o México, haverá uma apresentação alusiva à cultura africana.

Mas quem foi ao Orlando Stadium esperando uma celebração da etnia local, não se decepcionou. Embora as atrações principais fossem mesmo os estrangeiros Shakira, Black Eyed Peas e Alicia Keys, a cultura local esteve bem representada, graças à ação do sindicato de artistas do país, que exigiu o aumento de atrações vindas do continente africano.

Depois que a cantora sul-africana Lira abriu as celebrações, foi a vez da parte burocrática: o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi ao palco junto com o mandatário da Fifa, Joseph Blatter. Com echarpes quase eclesiásticas e com as mãos para o alto, os dois líderes saudaram o público ensandecido.

“A África do Sul está muito feliz em sediar a Copa de 2010 da Fifa. Gostaríamos de agradecer à Fifa por tomar a decisão de trazer o Mundial pela primeira vez ao continente africano. Especialmente, gostaria de agradecer aos sul-africanos por receberem nossos convidados de maneira tão calorosa”, discursou Zuma.

Em seguida, um vídeo de pouco menos de um minuto trouxe Pelé sorridente no final, encerrando a mensagem deixada por uma série de jogadores e artistas, em prol da educação na África.

Foi a deixa para Fergie entrar no palco entoando os sucessos do Black Eyed Peas. Após "Where Is The Love" e "Pump It", a banda ainda cantou "Boom Boom Pow" e o hit “I Gotta Feeling". Vestidos com roupas chamativas e futuristas, os norte-americanos causaram outro frenesi no Orlando Stadium.

Após encerrar a apresentação com “I Gotta Feeling”, o Black Eyed Peas cedeu espaço a um cantor e uma banda norte-americana, dois malinenses e uma beninense. Depois, foi a vez de um astro local: Vusi Mahlasela, conhecido como o Bob Dylan da África do Sul, que tocou na posse de Nelson Mandela em 1994.

Símbolo maior da África do Sul, Mandela apareceu mesmo apenas em um vídeo de homenagem, apresentado por Desmond Tutu, sul-africano que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984 e é arcebispo da Cidade do Cabo. Apesar de seus 80 anos e do cargo eclesiástico, ele foi ao palco envolto por uma faixa dos Bafana Bafana.

Depois de artistas da América do Norte, da África e até da Colômbia, o ex-jogador francês Karembeu introduziu a cantora norte-americana Alicia Keys, uma das principais atrações da noite.

Em “Empire State of Mind”, em vez de “New York”, ela entoou as palavras “Africa” e “World Cup” no refrão. Com a canção “No One”, Alicia Keys encerrou a apresentação ao lado da banda sul-africana BLK JKS.

No final da apresentação, ex-jogador brasileiro Sócrates subiu ao palco junto com três sul-africanos, usando um gorro com as cores da bandeira da África do Sul. Ele nem precisou falar nada – seus assistentes apresentaram o somaliano K’Naan, autor do hit da Copa.

A música “Wavin’ Flag”, de K’Naan, é uma das canções oficiais do mundial, e foi interpretada em uma “jam session” que teve a participação de Will.I.Am, integrante do Black Eyed Peas, que empunhou uma bandeira do Brasil no palco.

Depois da banda sul-africana de rock melódico Parlotones, foi a vez de Shakira finalmente subir ao palco. A musa colombiana veio rebolando, vestida em uma saia de estilo africano sobre uma roupa justa com estampa de zebra.

Esbanjando sensualidade, a cantora executou três músicas, e encerrou com “Waka Waka”, hit oficial da Copa do Mundo da África do Sul, acompanhada por uma equipe formada por dezenas de dançarinas que a ajudaram a ocupar o palco.

Para encerrar de vez, o presidente do comitê organizador, Danny Jordaan, e o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, apresentaram a taça da Copa do Mundo nas mãos de Patrick Viera, campeão mundial com a França em 1998. Depois, foi a hora de todos os artistas subirem ao palco para cantar "Everyday People", sucesso do Sly & the Family Stone, para dar as boas vindas ao Mundial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host