10/06/2010 - 07h03

Eslováquia tem terceira geração da família Weiss e "pai-técnico" exigente

Das agências internacionais
Em Pretória (África do Sul)

O clichê de que é a seleção é uma família é levado a sério na Eslováquia. O técnico Vladimir Weiss é pai e homônimo do meia da equipe nacional. Mas quem pensa que a vida do filho ficou mais fácil pelo próximo grau de parentesco se enganou. O jogador vem sofrendo mais que os companheiros com o jeito rigoroso do pai.

O próprio comandante admite. "Não é tão fácil para mim, eu sou muito exigente com ele, muito mais rigoroso do que com os outros jogadores", disse, em entrevista à Reuters após a sessão de treinamento da equipe em Pretória.

"Não é simples para ele também, mas ele é um cara legal que é muito popular com o resto da equipe. Espero que seu talento apareça e ele possa ajudar seu time", completou.

O futebol eslovaco abriga ainda mais uma geração de “Vladimir Weisses”. O pai do atual técnico também foi jogador e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1964 defendendo a extinta Tchecoslováquia.

Já o treinador disputou a Copa do Mundo de 1990 por aquele país. Agora, caberá ao meia que atua no Bolton Wanderers, emprestado pelo Manchester City, representar bem a família Weiss 20 anos depois na África do Sul.

Vladimir, o pai, concedeu entrevista sobre sua família na quarta-feira com um esforço grande para que sua voz superasse o barulho das vuvuzelas, assopradas por dezenas de torcedores sul-africanos que assistiam ao treino. Com bom humor, ele garantiu que a tarefa mais fácil da família hoje é do avô que ficará apenas na torcida.

"Ele está sentado em casa esperando para assistir aos jogos pela televisão. Está feliz agora, seu filho está treinando a equipe e seu neto tem 20 anos e está jogando uma Copa do Mundo. É muito bom para a família", disse.

Considerada uma revelação no país, o meia estreou em uma partida oficial apenas em maio de 2009, contra o Bolton, justamente o clube onde joga atualmente por empréstimo. Ele jogou 90 minutos pela primeira vez com o City na vitória contra o Barcelona em amistoso no mesmo ano. Sua estreia pela Eslováquia foi no amistoso contra a Islândia em agosto de 2009.

A Eslováquia figura no grupo F do Mundial ao lado de Nova Zelândia, Paraguai e Itália. A estreia será contra os neozelandeses na terça-feira, em Rustenburg.

O técnico considera fundamental o primeiro compromisso para definir o destino de sua seleção no Mundial. "Temos de tentar ganhar o primeiro jogo, ele é histórico para a Eslováquia por estar aqui. Se vencermos, temos a oportunidade de progredir. Eu sou um homem de sorte porque eu comecei como jogador no Mundial de 1990 e após 20 anos eu sou um treinador na Copa do Mundo. É muito bom para mim."

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host