10/06/2010 - 07h39

Dunga repete time em treino fechado de ataque x defesa; J. Cesar para antes

Alexandre Sinato e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul) *

A seleção brasileira realizou na manhã desta quinta-feira (madrugada do Brasil) seu primeiro treino com bola fechado para a imprensa em território africano. Na movimentação tática na Hoerskool, Dunga promoveu um duelo entre ataque e defesa esboçando a base utilizada nos últimos amistosos e que deve iniciar a Copa do Mundo. O goleiro Julio Cesar voltou a trabalhar com bola, mas deixou a atividade antes dos demais após levar as mãos à região lesionada algumas vezes.

Embora a atividade não tenha sido registrada pelas câmeras, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou algumas informações. Do muro da escola também se pôde ver algumas coisas, entre elas Julio Cesar tocando várias vezes as costas, local no qual ele recebeu uma pancada na semana passada. O médico José Luís Runco, por meio da assessoria de imprensa, diz que o camisa 1 está bem.

No entanto, segundo o meia Elano, Julio Cesar parou de trabalhar um pouco antes dos demais. O goleiro levou uma pancada nas costas na vitória por 3 a 0 sobre o Zimbábue há oito dias, perdeu dois treinos e desfalcou a seleção no amistoso diante da Tanzânia. Já o lateral Daniel Alves minimizou a situação. "O Julio participou do treino como mais um, como um goleiro normal. Ele trabalhou normalmente. Acho que não vai ter nenhum problema para a estreia."

MAIS SOBRE A SELEÇÃO NA ÁFRICA DO SUL

O treino foi dividido em três partes. A primeira delas foi voltada à defesa. Na primeira, os titulares Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Felipe Melo e Gilberto Silva enfrentaram o ataque reserva, composto por Daniel Alves, Kleberson, Ramires, Gilberto, Julio Baptista, Nilmar, Grafite. Enquanto isso, o quarteto ofensivo (Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano) principal encarou os defensores reservas.

Em seguida, a prioridade foi o ataque. Maicon, Felipe Melo, Michel Bastos, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano encararam os defensores reservas.

Por fim, Dunga comandou um coletivo. A CBF não informou as escalações. O treinador trabalhou a marcação pressão na saída de bola do adversário e repetiu bastante as cobranças de falta nas laterais da área. Elano e Daniel Alves foram os batedores.

A seleção volta a treinar nesta tarde (horário local) na Hoerskool. Esta quinta-feira é o último dia com atividades com bola em dois períodos até a estreia brasileira na Copa, dia 15, diante da Coreia do Norte, no Ellis Park, em Johanesburgo.

O provável time da estreia será formado por: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

* Atualizada às 08h55

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host