10/06/2010 - 07h54

Costa do Marfim chega à África do Sul em meio a pessimismo e esperança

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Costa do Marfim, segundo adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, chegou nesta quinta-feira à África do Sul. O desembarque foi feito em Johanesburgo, de onde os Elefantes viajaram mais 90 km até chegar à cidade de Vanderbijlpark, local onde ficarão hospedados durante o torneio. Com um osso do braço fraturado e lutando contra o relógio para se recuperar a tempo do Mundial, Didier Drogba chegou junto com a delegação.

O atacante, porém, não é o único que está atrás de uma recuperação rápida. Um dia antes da viagem para o país da Copa, a Costa do Marfim deixou seus torcedores muito preocupados. Em amistoso disputado ainda na Suíça, onde treinou por duas semanas, a seleção empatou por 1 a 1 com o Lausanne Sport, equipe da segunda divisão do futebol suíço.

Sem seu craque em campo, os marfinenses saíram perdendo, com gol de Katz aos 24 minutos da etapa inicial. Sem um homem de referência, só aos 33 do segundo tempo, após uma enxurrada de chances desperdiçadas, Gervinho conseguiu empatar a partida e evitar um vexame. O resultado só piorou o ambiente marfinense: sem seu goleador, os jogadores deram declarações fatalistas, cheias de pessimismo.

“É difícil de explicar, mas na véspera de todas as competições que disputamos, acontece uma grande infelicidade”, disse o atacante Aruna Dindané, momentos após a partida contra o Japão - lembrando, foi desse jogo que Drogba saiu lesionado após tomar uma joelhada do zagueiro Marcus Túlio Tanaka, no antebraço.

“Antes da Copa Africana de Nações de 2006, eu mesmo me machuquei. No ano seguinte, perdi minha filha durante uma competição, depois outro colega perdeu um filho antes da CAN de 2008. Tivemos dezenas de mortos num estádio no ano passado [na goleada da Costa do Marfim por 5 a 0 sobre o Malauí, nas Eliminatórias para a Copa]. E agora isso”, completou Dindané.

A esperança marfinense está toda depositada na cirurgia do último fim de semana. Bem-sucedida, ela pode fazer com que Drogba possa entrar em campo ainda na primeira fase do Mundial. “Tudo parece estar indo bem com ele”, disse Jean Jacques Gosso Gosso em coletiva após a partida contra o Lausanne. “Ele chegou ao nosso hotel com um sorriso no rosto. Sua recuperação é boa e Didier vai voltar rápido. Na verdade, a simples presença dele é benéfica. Ele é um líder, um profissional, jogando ou não jogando”.

A Costa do Marfim estreia no Mundial contra Portugal no dia 15, para enfrentar o Brasil no dia 20 e a Coreia do Norte cinco dias depois, em partidas válidas pelo Grupo G.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host