09/06/2010 - 09h01

Ministro pede estudo de viabilidade do Morumbi com e sem a abertura

Eduardo Ohata e Mariana Bastos
Da Folhapress
Em São Paulo

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., aconselha que sejam produzidos dois estudos de viabilidade financeira do Morumbi: um que leve em consideração o cenário no qual o estádio recebe a abertura da Copa-2014 e outro no qual isso não acontece.

Dirigentes ligados ao Morumbi se manifestaram a favor de que o anúncio da cidade que receberá a abertura da Copa aconteça em breve. Alegam não ser viável iniciar obras orçadas em R$ 630 milhões sem ter a garantia de que o estádio abrirá a Copa.

‘É imprescindível que o Morumbi entregue o estudo de viabilidade financeira. Se há dois cenários, eles que entreguem os estudos dos dois casos, com e sem abertura’’, disse Silva Jr. à reportagem. ‘Eles têm de explicar como será a viabilidade para o plano A e para o plano B.’’

Também pleiteiam recepcionar a partida inicial da Copa Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, que já tem garantida a final do Mundial. O ministro repetiu por diversas vezes durante visita à Câmara de Vereadores de São Paulo, na manhã desta terça, o bordão ‘o Morumbi não é um problema do São Paulo, mas de São Paulo’’.

Ao saudar o superintendente são-paulino e vereador, Marco Aurélio Cunha (DEM), e perguntar sobre o presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, recebeu resposta bastante sintomática. ‘O Juvenal está bem. Preocupado, mas bem’’, ouviu.

Ele cobrou apoio das várias esferas do governo paulista ao estádio do Morumbi. ‘A Prefeitura e o Estado de São Paulo têm de ser criativos’’, afirmou ele, ao acrescentar que não sairá do orçamento federal verba alguma para reformas em estádios.

‘O que o governo federal podia fazer já fez ao disponibilizar linha de crédito de R$ 400 milhões via BNDES.’’
Como viaja nos próximos dias para a África do Sul, o ministro disse que perguntará ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e dirigentes da Fifa, sobre o cronograma da Copa de 2014. Silva Jr. questionará se o anúncio do município que abrirá o Mundial acontecerá em breve.

‘Vou ver com o Ricardo Teixeira e com outras pessoas da Fifa o que estão achando do cronograma da Copa de 2014. Vou ver isso do anúncio também, perguntar se ele pode ser antecipado.’’

O presidente Lula voltou a defender o Morumbi como o estádio paulista da Copa. ‘Não vamos ter que gastar dinheiro para fazer uma coisa nova quando já temos o Morumbi’’, analisou Lula, em entrevista à ESPN Brasil.
‘Acho que o Morumbi está qualificado, já trouxe seleções importantes, já tivemos títulos importantes decididos no Morumbi e nunca tivemos problemas de trânsito. Não vai ser na Copa que teremos problema de trânsito’’, complementou Lula.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host