'Allejo' passou a ser cultuado por fãs de videogame
No dia da convocação da seleção brasileira, o Twitter lotou com comentários sobre Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Allejo. Desconhecido nos campos reais, Allejo é um personagem virtual criado para jogos de futebol no videogame na década de 1990, e que até hoje é cultuado pelos aficionados, comprovando que o caráter oficial não é o fator decisivo para o sucesso de um jogo.
A história começou em 1994, quando foi criada a série International Superstar Soccer, da produtora Konami. O game não tinha a licença da Fifa, que pertence até hoje à EA Sports, e não podia usar os nomes dos jogadores originais das seleções. Mesmo assim, a série conquistou uma geração, que ainda lembra de “parceiros” de Allejo como Beranco e Cícero.
No Orkut, por exemplo, existem diversas comunidades com referências ao time brasileiro do game antigo. Em uma das maiores delas, mais de 15 mil usuários afirmam que “Allejo joga mais que o Pelé”. A fixação com o atacante imaginário é a explicação para o nome "Allejo" ter sido um dos "trending topics", ferramenta que identifica os termos mais citados, do Twitter após a divulgação da lista de Dunga.
O próprio Allejo, aliás, é tema de um perfil fictício na ferramenta de microblog. "Deus viveu em campo disfarçado de Allejo" é a frase atribuída a Pelé, no perfil "Allejo7", que costuma vangloriar-se de seu talento em comentários ocasionais.
"Ele é muito conhecido do pessoal mais antigo, que jogou Mega Drive e Super Nintendo. Naquela época, ele era o atacante que marcava gols no Brasil, que era, por sua vez, o melhor time do jogo", disse Claudio Prandoni, repórter do UOL Jogos.
Da Silva Cícero, Paco, Vicento e Ferreira Roca, Beranco, Santos e Pardilla Gomez e Allejo |
Hoje, a franquia PES (herdeira de Allejo e companhia) já está liberada para usar os nomes originais dos atletas, e até tem contratos próprios, como o atual com a Liga dos Campeões. A rival EA Sports (do game rival Fifa), que ainda tem os direitos da entidade homônima, só agora equilibra a balança no mercado.
“[O Fifa] é líder no mundo inteiro. No Brasil, a qualidade tem impacto. Aqui, nós fomos evoluindo e o que deu mais resultado foi o crescimento de qualidade que tivemos”, disse Jonathan Harris, diretor de marketing da EA Arts, dona da EA Sports, no Brasil.
“No Brasil, o game mais vendido e mais popular é o PES, às vezes também lembrado como Winning Eleven [nome antigo da franquia]. Acreditamos que isto se deva a uma série de fatores: exclusividade do PES com a Licença UEFA Champions League; o acerto na escolha do garoto propaganda e atualizações de times e jogadores via internet", disse Luciana Araujo, gerente de produtos da NC Games, representante da Konami no Brasil.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito