08/06/2010 - 18h12

'Suazo no primeiro jogo é utopia', diz médico chileno

Das agências internacionais
Em Santiago (Chile)
  • Humberto Suazo foi o artilheiro das eliminatórias da América do Sul, com 10 gols anotados

    Humberto Suazo foi o artilheiro das eliminatórias da América do Sul, com 10 gols anotados

Lesionado, o atacante Humberto Suazo não poderá jogar contra Honduras na estreia do Chile na Copa do Mundo, dia 16 de junho. Quem assegura isto é o médico Alejandro Orizola, do hospital da Universidade do Chile, para onde Suazo foi levado depois de machucar a perna na semana passada.

“Supor que o atleta estará apto a jogar é uma utopia, porque do ponto de vista biológico, não houve tempo suficiente para a recuperação”, disse Orizola ao jornal El Mercurio.

No dia 1º de junho, os médicos da seleção do Chile informaram que Suazo sofreu uma ruptura muscular na perna esquerda, cuja reabilitação exige ao menos 20 dias.

Imagens de Suazo trotando e fazendo trabalho com bolas durante o treinamento da última segunda-feira percorreram o mundo e aumentaram as esperanças dos chilenos, desejosos de ver seu principal atacante em campo desde a estreia.

As declarações de Orizola, porém, vêm para jogar água fria no otimismo generalizado. “Tanto o trote quanto a condução da bola estão dentro do trabalho normal com o médico. Já acabou a fase de repouso e agora é isso que ele deve fazer. Mas é muito diferente um trote de quinze minutos, em um ritmo suave e com a bola, e entrar jogando numa partida de alto nível”, adicionou.

O Chile está no Grupo H da Copa do Mundo ao lado de Honduras, Suíça e Espanha, e terá um último amistoso preparatório nesta quarta-feira, contra a Nova Zelândia.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host