08/06/2010 - 17h14

Eto'o acredita que Copa na África pode diminuir racismo no futebol europeu

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Estrela de Camarões, Eto'o diz que já foi vítima de racismo e vê Copa como expectativa de melhora

    Estrela de Camarões, Eto'o diz que já foi vítima de racismo e vê Copa como expectativa de melhora

O atacante Samuel Eto’o não vê a Copa do Mundo apenas como um evento esportivo. O jogador da Inter de Milão acredita que o Mundial-2014 pode contribuir para acabar com o racismo no futebol europeu por ter como sede um país do continente africano.

“Nunca foi fácil e até o fim da minha carreira também não será. Mas talvez essa edição da Copa, pela primeira vez na África, pode mudar atitudes. Eu espero que aconteça, mas sofri muito na Itália este ano. E não é só em um país que isso acontece”, disse ao jornal inglês Guardians.

Eto’o se disse bastante orgulhoso por ver sua casa sendo palco de um evento tão importante. O jogador ainda relembrou sua trajetória vitoriosa no futebol. Nos últimos anos, ele conseguiu um currículo invejável ao conquistar tudo o que podia no Barcelona e na Inter de Milão.

Na temporada 2008/2009, levou a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões da Europa pelo Barcelona. Não satisfeito, se transferiu para a Inter de Milão e fez tudo de novo em 2009/2010: levantou as taças da Copa da Itália, do Calcio e mais uma vez chegou ao topo da Europa.

“Eu estou muito orgulhoso de ser africano nessa Copa. Como a maior parte deles, eu tive que trabalhar pesado e mostrar muito mais que os outros. Eu comecei do nada e alcancei o nível que alcancei hoje”, disse.

“Tudo o que eu tive era o futebol e a ajuda de Deus, mas eu consegui. Agora estou indo para casa, para a África, onde nós podemos mostrar uma face diferente para o Mundo”.

Considerado o maior jogador de todos os tempos, Pelé certa vez fez uma previsão de que uma seleção africana ganharia a Copa do Mundo no ano 2000, mas nenhum time foi mais longe do que as quartas de final atpe agora. Eto'o foi perguntado se a previsão de Pelé poderia se tornar realidade este ano.

"A questão real é se o mundo está pronto para uma equipe africana ser campeã", respondeu ele. "Na Europa vários protagonistas são africanos. Se nos prepararmos corretamente, uma das equipes pode fazer algo especial".
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host