Flávio Florido/UOL

Messi é uma das estrelas da nova campanha da Adidas, divulgada por Beckenbauer

08/06/2010 - 07h19

Beckenbauer prevê Brasil e Espanha na final da Copa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas, Mauricio Stycer
Em Johanesburgo

Um dos maiores jogadores da história da Alemanha, Franz Beckenbauer considera Brasil e Espanha os maiores favoritos nesta Copa do Mundo. Mas, diplomático, acha que não se deve negligenciar também a capacidade de Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Holanda. E sonha com a chegada, pela primeira vez, de uma seleção africana às semifinais.

Em Johanesburgo, para divulgar uma nova campanha da Adidas, o “Kaiser”, como é conhecido, foi econômico ao falar da seleção de Dunga: “O Brasil sempre é favorito”. Já sobre a Espanha, disse que pratica hoje “o mais espetacular e organizado futebol na Europa”.

Beckenbauer citou Zagallo na entrevista ao ser questionado sobre as chances de Dunga ou Maradona entrarem para a restrita galeria dos campeões mundiais como jogadores e técnicos. “Só eu e Zagallo temos esse título no mundo e estamos à espera de um terceiro. Dunga está na frente, mas Maradona também tem chances.”

Sem citar a Argentina inicialmente como uma das favoritas, Beckenbauer elogiou Messi, “o melhor jogador do mundo”, mas ressalvou: “Espero que possa mostrar todo o seu talento na Copa”. Sobre a ausência de Ballack, capitão da Alemanha, o “Kaiser” deu a receita da superação: “Vai ser difícil, mas se cada jogador alemão em campo der 5% ou 10% a mais do que normalmente, podemos suprir a falta dele”.

Beckenbauer conta que, há muito tempo, tem a expectativa de ver uma seleção africana nas semifinais. Em 1990, Camarões chegou às quartas-de-final, mas foi eliminada pela Inglaterra. Em 2002, Senegal repetiu a performance, mas perdeu para a Turquia.

O segredo do sucesso de uma seleção campeã, falou Beckenbauer, “é ter um time experiente, nem muito velho, nem muito jovem. E é preciso ter sorte”, disse, lembrando que, em 1990, quando foi campeão como técnico, a Alemanha bateu a Inglaterra nas semifinais nos pênaltis. E fez “um jogo feio” contra a Argentina na final. “Mas tínhamos a melhor seleção naquela Copa”.

A entrevista de Beckenbauer foi realizada numa sala da Adidas, em Johanesburgo, decorada com desenhos estilizados de atletas patrocinados pela empresa de todas as seleções que estão no Mundial. Durante a Copa, cada atleta que se destacar será objeto de novo desenho, a ser leiloado, com o objetivo de arrecadar fundos para a Fundação Nelson Mandela.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host