Antonio Scorza/AFP

Robinho foi um dos destaques da goleada no amistoso contra a Tanzânia

07/06/2010 - 18h01

Robinho vira armador e comanda ataque da seleção na maior goleada desde 2008

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Dar es Salaam (Tanzânia)

O TRIO EM NÚMEROS

FINALIZAÇÕES CERTAS

Kaká: 1
Robinho: 2
Luís Fabiano: 1
FINALIZAÇÕES ERRADAS

Kaká: 3
Robinho: 3
Luís Fabiano: 1
PASSES CERTOS

Kaká: 34
Robinho: 33
Luís Fabiano: 13
PASSES ERRADOS

Kaká: 6
Robinho: 9
Luís Fabiano: 3
ASSISTÊNCIAS

Kaká: 1
Robinho: 0
Luís Fabiano: 0
BOLAS PERDIDAS

Kaká: 9
Robinho: 8
Luís Fabiano: 2
DRIBLES

Kaká: 2
Robinho: 2
Luís Fabiano: 0

Robinho fez de tudo nesta segunda-feira. Anotou dois gols, armou jogadas, ajudou na marcação e até brigou na vitória do Brasil por 5 a 1 sobre a Tanzânia, em Dar es Salaam, no último teste antes da Copa do Mundo. Homem de confiança de Dunga, o camisa 11 foi o destaque ofensivo na maior goleada da seleção desde novembro de 2008.

O atacante se desdobrou. E os números mostram isso. Segundo levantamento do UOL Esporte, Robinho foi o mais participativo do trio ofensivo da seleção nesta segunda-feira. Além dos dois gols, totalizou 42 passes (33 certos), cinco finalizações (duas na direção do gol), deu dois dribles e perdeu oito vezes a bola.

O desempenho de Robinho nesse sentido foi muito parecido ao de Kaká, camisa 10 e principal articulador do time. O meia somou 40 passes (34 certos), quatro finalizações (uma certa), dois dribles, perdeu nove bolas e deu uma assistência.

Robinho recebeu de Dunga a função de atuar mais recuado durante boa parte do amistoso. O treinador percebeu a deficiência do Brasil na saída de bola e puxou o atacante para dividir a responsabilidade com Kaká. A estratégia funcionou e ajudou a abrir espaços na defesa da Tanzânia.

A mudança de posição ainda fez Robinho ajudar na marcação. Mesmo no segundo tempo, ele tentou recompor quando algum meio-campista se arriscava mais ao ataque (Ramires e Daniel Alves apoiaram com frequência).

Até a função de capitão recaiu sobre o camisa 11 algumas vezes. Ele distribuiu pelo menos duas broncas nos tanzanianos em jogadas mais duras dos rivais. Um dos auxiliares de arbitragem também ouviu algumas duras de Robinho.

No ataque, Robinho mostrou oportunismo. Anotou em chute cruzado e depois de cabeça na pequena área. Assim, foi determinante ofensivamente na maior goleada do Brasil dos últimos 18 meses.

A equipe de Dunga não conseguia um placar tão alto desde novembro de 2008, quando atropelou Portugal por 6 a 2 em amistoso realizado no estádio Bezerrão, no Distrito Federal. Assim, seleção e Robinho chegam empolgados para a Copa do Mundo. A estreia do Brasil será no dia 15, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host