07/06/2010 - 00h06

Economistas se dividem entre título da Espanha e do Brasil na Copa

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

Uma pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters com 74 economistas fãs de futebol apontou que a Espanha é a grande favorita ao título da Copa do Mundo da África do Sul, que começa na próxima sexta-feira. Vinte e quatro dos entrevistados colocaram a Fúria como principal candidata à taça, mas o Brasil também foi bastante lembrado e recebeu 23 votos.

“Eu votei na Espanha porque eles parecem ter não só talento, mas a alegria e a força que lhes faltaram no passado”, explicou Jean-François Mercier. “O Brasil é uma grande ameaça, mas eles terão energia até o final?”.

Entretanto, se depender do retrospecto de pesquisas como essa, os espanhóis podem se preocupar. Em 2006, enquete semelhante feita pela mesma agência apontou a Argentina como provável campeã na Alemanha, enquanto a Itália, que no final das contas ficou com o tetracampeonato, recebeu apenas oito dos 96 votos em questão.

Ainda na pesquisa de 2010, mais da metade dos votantes opinou que ao menos uma seleção africana chegará às quartas de final, fato raro considerando que apenas Senegal, em 2002, e Camarões, em 1990, atingiram tão façanha.

A confiança depositada na África do Sul, porém, não é das maiores. Grande parte dos entrevistados acredita que a seleção comandada pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira será a primeira anfitriã da história das Copas a não passar para a segunda fase.

Para completar, a pesquisa aponta ainda o argentino Lionel Messi como grande favorito ao título de artilheiro do Mundial, seguido do espanhol David Villa e do inglês Wayne Rooney.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host