07/06/2010 - 13h10

Após suspeita, Fifa descarta doping de chileno Suazo

Das agências internacionais
De Santiago (Chile)

A Fifa aceitou o tratamento com plaquetas ao qual o atacante chileno Humberto Suazo foi submetido para acelerar o tratamento de uma contusão, algo que havia levantado suspeita de doping no meio esportivo.

O corpo médico da entidade máxima do futebol descartou, portanto, qualquer sanção a Suazo por conta deste tratamento, segundo informou nesta segunda-feira a Associação Nacional de Futebol Profissional, órgão que controla o futebol chileno.

Suazo sofreu uma lesão muscular na perna esquerda e, para tratá-la, os médicos introduziram as plaquetas, material proveniente do sangue, diretamente no músculo afetado.

O médico-chefe da Fifa, Jiri Dvorak, aprovou o procedimento dos doutores da seleção chilena. O uso de plaquetas via intramuscular é considerado um modo de dopagem, de acordo com as normas vigentes. Porém, não quando se informa com antecedência os organismos competentes, como foi o caso.

O atacante também foi submetido a um tratamento em câmara hiperbárica, para que sua recuperação fosse acelerada. Porém, por falta de equipamentos em Nelspruit, cidade onde a seleção chilena está concentrada, Suazo terá de viajar 300 quilômetros até Pretoria para realizar o tratamento.

A condição física de Suazo é descrita como boa. O atacante participou do treino de sua equipe na manhã desta segunda-feira sem sinais de mal-estar, de acordo com o relato de jornalistas chilenos.

Humberto Suazo foi o artilheiro do Chile e de toda a eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo, com dez gols.

Com portões fechados, o Chile jogará um amistoso na próxima quarta-feira contra a Nova Zelândia em Nelspruit, último teste dos sul-americanos antes de estrearem na Copa do Mundo contra Honduras, no dia 16 de junho. No grupo G, os chilenos enfrentam ainda a Espanha e a Suíça.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host