03/06/2010 - 16h15

Domenech está perto de bater recorde no comando da França

Das agências internacionais
De Saint-Pierre (França)
  • Raymond Domenech está perto de ser o técnico que mais comandou a França

    Raymond Domenech está perto de ser o técnico que mais comandou a França

Ele pode ser controverso e arrogante, mas está perto de ser também o técnico que mais vezes treinou a seleção francesa em partidas oficiais. Quando acabar o amistoso contra a China, na próxima sexta-feira, em Saint-Pierre, Raymond Domenech computará 76 partidas no comando do time, superando o recorde de Michel Hidalgo.

“Bater o recorde de Hidalgo é muito interessante. Nunca havia feito as contas. Cada jogo é uma história, é verdade. Eu sempre digo para mim mesmo que essa partida pode ser a última. E será verdade muito em breve”, falou o treinador para jornalistas no centro de treinamentos da França, na ilha de Reunião, no Oceano Índico, onde a equipe se prepara para o Mundial da África.

“Superar Michel é uma ocasião para lembrar que tenho uma história longa na seleção. E como já disse a vocês algumas vezes, o próximo técnico terá que fazer melhor, e mais rápido. Quando alguém fica tanto tempo, isso quer dizer que há um planejamento, uma política por trás do trabalho. É melhor do que mudar a cada dois anos”, concluiu o treinador.

Além de ultrapassar Michel Hidalgo em jogos, Domenech poderá superá-lo também no número de vitórias. Ambos venceram 41 vezes no comando da França, e enfrentar a China é uma boa oportunidade para aumentar esse número.

A diferença entre os dois está nas taças conquistadas. Hidalgo montou o memorável meio-campo com Michel Platini, Jean Tigana, Alan Giresse e Luis Fernandez que venceu a Eurocopa de 1984. Domenech ainda não ganhou nenhum título como treinador da França, mas é o único que classificou o país para três competições consecutivas: a Copa de 2006, a Eurocopa de 2008 e o Mundial de 2010. O técnico já anunciou que deixará o cargo após a Copa da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host