03/06/2010 - 13h19

Coreia do Norte tenta inscrever atacante como goleiro e Fifa barra manobra

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Kim Myong-Won já defendeu três pênaltis em uma só partida. Mesmo assim, sua inscrição como um dos três goleiros da Coreia do Norte para a Copa do Mundo da África do Sul, que começa na semana que vem, virou uma das maiores polêmicas do torneio até agora. O motivo? O jogador, apesar da história debaixo das traves, é atacante.

A manobra, que poderia dar aos norte-coreanos um jogador extra para o campeonato, porém, não vai funcionar. A Fifa emitiu, nesta quinta-feira, um comunicado que é claro: se Myong-Won entrar em campo, vai ser para atuar como goleiro.

Atacante de origem, o atleta jogou três partidas das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo entre os 10 jogadores de linha. Saiu do banco de reservas nas vitórias contra o Turcomenistão (1 a 0), Emirados Árabes Unidos (2 a 1) e Arábia Saudita (1 a 0). As súmulas estão registradas na Fifa e  fotos de Myong-Won em campo aparecem no site da entidade máxima do futebol - provas, portanto, de que o atleta não joga regularmente como goleiro.

A manobra norte-coreana pode ter origem em um fato curioso: atleta do Amrokgang, o time do Ministério da Defesa da Coreia do Norte, ele é conhecido como pegador de pênaltis e vai para o gol em casos de emergência. Em um jogo do campeonato norte-coreano  ele teria saído da linha, vestido as luvas e defendido três pênaltis.

O regulamento da Copa do Mundo é claro nesse aspecto: estabelece que as equipes podem inscrever 23 jogadores, sendo que três deles, obrigatoriamente, devem ser goleiros e não podem mudar de posição.

Leia a declaração oficial da Fifa sobre o assunto:

“As listas de elenco que as equipes forneceram à Fifa no dia 1º de junho de 2010 são definitivas e não podem mais ser alteradas. Nas listas finais devem constar não mais do que 23 nomes, três dos quais devem ser goleiros.

A única exceção é no caso de contusão séria de um jogador presente na lista dos 23, que poderá ser substituído até 24 horas antes da primeira partida da equipe na competição.

Os três jogadores listados como goleiros só podem jogar como goleiros durante a Copa do Mundo e não podem jogar na linha. Isto será comunicado na reunião de chegada das equipes e será reforçado nos dias de jogos.

Não será permitido a Kim Myong-Won jogar na linha se ele foi colocado na lista como goleiro.”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host