AFP

Seleção chega ao estádio Dobsonville, em Soweto, para primeiro treino aberto

03/06/2010 - 11h59

Brasil leva 5 mil pessoas para ver 1º treino aberto na África; ingressos 'somem'

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)*

Depois de enfrentar o Zimbábue e vencer por 3 a 0, a seleção brasileira já voltou ao trabalho em Johanesburgo, visando a Copa do Mundo da África do Sul. E voltou atraindo milhares de pessoas. Nesta quinta-feira, a equipe foi até o estádio Dobsonville, casa do Moroka Swallows, no Soweto, para fazer o primeiro treino aberto da equipe em território sul-africano.

O time chegou escoltado pela polícia local com batedores fortemente armados, como relatou o blogueiro Juca Kfouri, e foi recepcionado por centenas de torcedores que tentavam se aproximar do ônibus para fazer algum tipo de registro. A delegação verde e amarelo mudou a rotina do Soweto.

“Ver um treino do Brasil no Soweto é algo que nunca tinha imaginado ou sonhado que podia acontecer. Hoje é realmente um dia muito especial. É bom ver a técnica desses caras, tentar descobrir os segredos dos brasileiros”, afirmou o sul-africano Gift Scheepers.

TORCIDA RELATA 'SUMIÇO' DE ENTRADAS

A organização da Copa do Mundo disponibilizou 10 mil entradas para serem distribuídas gratuitamente em supermercados, escritórios e outros pontos entre os moradores do Soweto. Mas de acordo com a polícia, apenas 5 mil pessoas entraram nas arquibancadas.

Torcedores que foram até o local relataram que as entradas rapidamente sumiram e que algumas pessoas estavam com grandes quantidades de bilhetes. “Chegando ao estádio, cheguei a ver um carro com um cara com pelo menos 500 bilhetes na mão”, contou o sul-africano Gift Scheepers à reportagem do UOL Esporte.

Embora seu time favorito na Copa seja a Holanda, Anthony Mokgwefsi também comemorou a presença brasileira no estádio. “O futebol é o esporte numero 1, está em todas as nossas townships [uma espécie de distritos de Johanesburgo]. Receber o Brasil é um privilégio. Nos próximos dias também aguardamos México e Argentina.”

Os jogadores rapidamente subiram ao campo para cumprimentar a torcida e logo começaram o trabalho de aquecimento. Cerca de 10 mil ingressos foram distribuídos gratuitamente para que os sul-africanos pudessem acompanhar a movimentação, mas apenas 5 mil pessoas foram ao estádio, de acordo com a polícia.

Nesse treino em Dobsonville, a única ausência no time brasileiro foi o goleiro Julio Cesar. Ele foi substituído ainda no primeiro tempo do jogo da última quarta-feira após uma pancada nas costas e ficou no hotel da seleção brasileira fazendo um trabalho específico de recuperação.

Outra dúvida era a presença de Juan. O zagueiro foi poupado contra o Zimbábue e nem chegou a entrar na partida, mas treinou normalmente com seus companheiros nesta quinta-feira.

Algumas figuras também apareceram no treino da seleção brasileira no Soweto. Com uma réplica da taça da Copa do Mundo de cerca de 1m de altura, Denis Guli foi proibido pela polícia de entrar no local. “Não estou cometendo nenhum crime. Demorei muito tempo para fazer essa taça e queria mostra aos jogadores”, explicou.

*Atualizado às 12h40

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host