REUTERS/Paulo Whitaker

Luís Fabiano disputa bola com jogadores do Zimbábue em amistoso: "Um jogo forte"

02/06/2010 - 16h36

Brasil se surpreende com força africana a 2 jogos de pegar a Costa do Marfim

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Harare (África do Sul)

O Brasil passou no primeiro teste antes da Copa do Mundo, mas saiu de campo surpreso após vencer o Zimbábue por 3 a 0 em Harare, nesta quarta-feira. A seleção do terceiro escalão africano deu trabalho. O jogo deixou os comandados de Dunga em alerta, já que logo na primeira fase do Mundial eles terão pela frente a Costa do Marfim, representante africano de maior qualidade e mais rodado.

“Fui mais exigido do que imaginava”, resumiu o goleiro Gomes, que substituiu o machucado Julio Cesar ainda no primeiro tempo. “Não tem mais moleza no futebol, os jogos são muito difíceis”, emendou o zagueiro Thiago Silva.

O primeiro tempo do amistoso foi de sustos para o Brasil. O Zimbábue levou perigo em pelo menos três oportunidades. Atentos no meio-campo, os zimbabuanos deram velocidade ao jogo e chegaram com perigo à meta brasileira quando capricharam nos passes. As finalizações, contudo, aliviaram a situação.

No entanto, a seleção sabe que Costa do Marfim e Zimbábue pertencem a níveis diferentes. O rival desta quarta-feira sequer chegou à última fase das eliminatórias de seu continente. Na Copa das Nações Africanas, também ficou pelo caminho e não disputou a fase final. Panorama bem diferente da Costa do Marfim de Drogba, Kalou, Keita e companhia.

Quando definiu os adversários para a fase final de preparação, a comissão técnica do Brasil buscou rivais que se parecessem o máximo possível aos da Copa. “Buscamos times que tenham características parecidas. E vamos enfrentar uma equipe africana”, destacou Dunga. “É preciso ter cuidado com os africanos”, afirmou Jorginho na mesma oportunidade.

Nesta quarta, a dupla que comanda o futebol da seleção pôde ter um contato mais próximo do estilo de jogo dos africanos. Os atletas também gostaram do teste que exigiu bastante, principalmente no primeiro tempo. O desgaste fez Dunga sacar Maicon, Kaká e Lúcio já no intervalo.

“É só o começo do trabalho, mas foi um bom teste para nós, um jogo forte. Conseguimos fazer algumas jogadas que estamos treinando”, completou Luís Fabiano.

O Brasil pega a Costa do Marfim no dia 20 de junho, em Johanesburgo, pela segunda rodada do grupo G. A estreia será cinco dias antes, contra a Coreia do Norte, na mesma cidade mas no estádio Ellis Park. O duelo com os africanos será no Soccer City.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host