01/06/2010 - 17h28

Holanda demonstra força e goleia Gana em penúltimo amistoso pré-Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Não é por acaso que a Holanda vem sendo apontada como uma das favoritas ao título do Mundial da África do Sul. Jogando em Roterdã e ainda sem o astro Arjen Robben, o time europeu não encontrou dificuldades para golear a seleção de Gana por 4 a 1, nesta terça-feira, em seu penúltimo amistoso preparatório à Copa-2010.

Com isso, a equipe comandada por Bert van Marwijk mantém 100% de aproveitamento nos amistosos neste ano. Antes, havia derrotado Estados Unidos e México, outras duas equipes que vão disputar a competição. Seu último jogo antes da estreia no Mundial --dia 14 de junho, contra a Dinamarca-- será no próximo sábado, contra a Hungria.

É quase certo que Robben, um dos principais nomes do time holandês, volte a ser poupado. O jogador do Bayern de Munique ainda não está totalmente recuperado de problemas no quadril. No mesmo sábado, o elenco africano encerra sua fase de testes, diante da Estônia. Aliás, espera melhorar seu aproveitamento nesta reta final.

Após o revés para o Egito na decisão da Copa Africana de Nações, atuou em outras duas oportunidades. Perdeu todas (em março, caiu diante da Bósnia). Não bastasse isso, o técnico Milovan Rajevac tem outra “dor de cabeça” até o primeiro jogo, no dia 13 de junho, diante da Sérvia. Sua principal estrela, Michael Essien, não conseguiu se recuperar de uma lesão no joelho direito e está fora da Copa-2010.

Mas não deve ter ficado satisfeito com o que viu diante dos holandeses. Pouco produziu na primeira etapa. O goleiro Vorm foi um mero espectador. Por outro lado, teve muitas dificuldades para suportar a melhor qualidade do time anfitrião, que tinha Sneijder como seu principal articulador. Aliás, o primeiro gol, aos 29min, teve participação do meia da Internazionale.

O camisa 10 lançou para Van Persie, que bateu forte e viu o goleiro Kingson espalmar. No rebote, Kuyt fez 1 a 0. Um minuto depois, Affelay chegou atrasado em jogada de Van Persie e desperdiçou excelente oportunidade. Para a etapa final, Gana tentou adiantar sua marcação. O problema, porém, eram os excessivos erros de passe. Para piorar, o time holandês era eficiente.

Aos 26min, Van der Vaart aproveitou falha da defesa rival e tocou na saída do goleiro Kingson para ampliar. Seis minutos mais tarde, Gana diminuiu, com Gyan, que não perdoou vacilo de Van Bronckhorst e de Mathijsen. A reação parou por aí. Aos 35min, Sneijder bateu forte e anotou o terceiro. Logo depois, aos 41min, Van Persie cobrou pênalti e selou a goleada.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host