31/05/2010 - 08h35

Ramires tenta repetir fórmula para desbancar Elano e combate nervosismo

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Meia Ramires afirma ter que superar o crescente nervosismo às vésperas da Copa do Mundo 2010

    Meia Ramires afirma ter que superar o crescente nervosismo às vésperas da Copa do Mundo 2010

O palco e o objetivo são os mesmos. Ramires tenta repetir na Copa do Mundo o que conseguiu na Copa das Confederações, também na África do Sul: desbancar Elano. O meia do Benfica começou atrás a disputa com Elano e pretende usar a mesma fórmula de 2009 para ser titular. E para isso, segundo ele, será preciso superar o crescente nervosismo às vésperas do torneio mais importante de sua carreira.

“Fora de campo todos são amigos, mas dentro de campo vale tudo, menos deslealdade. Vou fazer a mesma coisa de quando comecei na seleção: estar bem nos treinos e me empenhar ao máximo, independentemente se vou começar jogando ou não”, avisou Ramires.

No ano passado isso funcionou. O meia do Benfica estreou com Dunga na goleada por 4 a 0 sobre o Uruguai, em Montevidéu, saindo do banco de reservas. O mesmo aconteceu na partida seguinte diante do Paraguai (2 a 1) e na estreia na Copa das Confederações, no 4 a 3 sobre o Egito.

Os três jogos e os 83 minutos em campo convenceram Dunga. Ele deixou Elano no banco a partir da segunda rodada e seguiu como titular até a final, coroada com o título. Depois do torneio sul-africano, Ramires e Elano se revezaram.

FELIPE MELO TAMBÉM NÃO GOSTA DA BOLA JABULANI

Digamos que a bola normal é como mulher de malandro: você chuta e ela está ali, legal. Essa bola da Copa é estilo patricinha: não quer ser chutada

Agora, Elano surge novamente como favorito para começar a Copa do Mundo. No primeiro coletivo realizado na África do Sul, no último domingo, Dunga escalou Elano ao lado de Kaká

Até a estreia no Mundial, dia 15, contra a Coreia do Norte, o Brasil tem dois amistosos: Zimbábue, nesta quarta, e Tanzânia, dia 7. "Não serão só os amistosos que definirão alguma coisa. Depois tem a Copa inteira, pode ser que eu ganha vaga ao longo da competição."

Outro desafio de Ramires é se livrar do nervosismo. O meia admite que ainda está tenso diante da responsabilidade de encarar uma Copa do Mundo. “Agora o nervosismo existe mesmo, é uma tensão grande. Espero deixar isso de lado e ir me soltando um pouco mais.”

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host