30/05/2010 - 09h01

Messi, Cristiano Ronaldo e Mourinho 'blindam' seus nomes como marca comercial

Das agências internacionais
Em Alicante (Espanha)

Estrelas do futebol, os jogadores Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e o novo técnico do Real Madrid, José Mourinho, têm consciência do valor econômico de seus nomes e deram um passo para protegê-los como marca comercial, reconhecida pelo Instituto de Harmonização do Mercado Interno (OAMI, da sigla em espanhol) da União Europeia.

Com sede em Alicante, Espanha, a instituição é encarregada de zelar pela exclusividade das marcas que operam no mercado da UE, formado por 27 países, e, desde 1996, tramitou mais de 600 mil solicitações de empresas e particulares do mundo todo.

Apesar de ainda pouco extensa, a lista de esportistas que protegem seus nomes é composta principalmente por personalidades do universo do futebol. Entre os atletas de outros esportes, estão incluídas figuras internacionais como Roger Federer, Rafael Nadal, Tiger Woods, Michael Schumacher, Fernando Alonso e Pau Gasol, como apontou à agência EFE o diretor do Departamento de Assuntos Institucionais e Relações Exteriores da OAMI, o italiano Andrea Di Carlo.

Cristiano Ronaldo registrou não só suas iniciais, como também as duas letras acompanhadas dos números usados para defender as camisas do Real Madrid e, antes, do Manchester United (CR9 e CR7). O jogador português garantiu que seu nome e suas iniciais estejam protegidos quando forem usados como negócio em diversos setores – alimentação, hospedagem, papelaria, vestuário, calçados, jogos e atividades esportivas.

Messi não está atrás de “CR”: registrou também sua marca pessoal para outras áreas – como joalheria, artigos de limpeza e cosméticos – e, ainda, sua assinatura (um grande “L” com seu sobrenome inclinado sobre a base da letra). Mourinho fez o mesmo e protegeu o modo como costuma assinar quando dá autógrafos a admiradores.
 

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