Darren Staples/Reuters

Goleiro japonês Kawashima defende o pênalti cobrado por Frank Lampard

30/05/2010 - 11h05

Apagada, Inglaterra sofre, mas vence Japão com 'ajuda' dos adversários

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Mesmo com três gols feitos pelos rivais, a Inglaterra conseguiu vencer o Japão por 2 a 1 no último amistoso antes da Copa do Mundo, realizado neste domingo, na Áustria. O time de Fábio Capello não jogou bem, saiu perdendo e até desperdiçou um pênalti, mas contou com dois gols contra, de Tanaka e Nakazawa, para vencer os asiáticos.

  • Robert Zolles/Reuters

    Tanaka comemora seu primeiro gol no jogo, a favor do Japão. O defensor também fez um contra

  • Robert Zolles/Reuters

    Técnico inglês Fábio Capello não gostou da atuação da equipe, que perdeu até pênalti

Criticada pela imprensa devido ao fraco desempenho nos últimos jogos – vinha de duas derrotas, para a Sérvia (3 a 0) e Coreia do Sul (2 a 0) -, a seleção japonesa surpreendeu os ingleses no primeiro tempo mesmo sem o principal jogador, Nakamura, que segue com dores no tornozelo esquerdo.

Decepcionante na primeira etapa, os ingleses sofreram o primeiro gol logo aos sete minutos. O brasileiro naturalizado japonês Marcos Túlio Tanaka foi mais rápido que Glen Johnson e completou com o pé a cobrança de escanteio ensaiada, marcando seu oitavo gol pela seleção japonesa em 36 jogos.

Com apenas três finalizações, a Inglaterra teve mais posse de bola (60%) no primeiro tempo, porém, não teve efetividade nas jogadas e foi para o intervalo sob olhares preocupados do treinador Fábio Capello. Na volta do vestiário, o técnico promoveu cinco alterações, incluindo Gerrard, Wright-Phillips e Joe Cole.

As mudanças melhoraram significativamente o time, que teve chance de empatar aos nove minutos quando Honda fez pênalti ao colocar o braço na bola. Lampard bateu fraco e o goleiro Kawashima conseguiu defender, contabilizando o segundo pênalti consecutivo perdido pelo inglês – desperdiçou também na final da Copa da Inglaterra, contra o Portsmouth.

O Japão assustou com Morimoto, que entrou no lugar de Okazaki , e em seguida Rooney deu trabalho ao goleiro com um chute fora da área aos 23, mas Kawashima fez uma defesa fantástica. Mas o trabalho do goleiro foi estragado pelos próprios companheiros, que acabaram decidindo o jogo a favor dos rivais.

Aos 27, Tanaka fez mais um gol, mas redes erradas. Joe Cole tramou boa jogada pela lateral direita e cruzou para a área, o defensor japonês tentou tirar de cabeça e colocou no fundo da próprias redes, empatando a partida.

Aos 37 minutos, Nakazawa deu a vitória à Inglaterra com outro gol contra, ao desviar com o pé o cruzamento de Ashley Cole e não dar chances de defesa ao goleiro.

O próximo compromisso dos japoneses será no dia 04 de junho, em amistoso contra a Costa do Marfim. Já a Inglaterra encerra seus amistosos e aguarda os Estados Unidos no dia 12, em sua primeira partida no Mundial.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host