29/05/2010 - 17h28

Suécia vence Bósnia e Ucrânia vira sobre Romênia em amistosos dos 'eliminados'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • O bósnio Miralem Pjanic (e) é seguido pelo sueco Ola Toivonen em amistoso realizado em Estocolmo

    O bósnio Miralem Pjanic (e) é seguido pelo sueco Ola Toivonen em amistoso realizado em Estocolmo

Enquanto as seleções que vão à Copa do Mundo da África do Sul se aquecem neste fim de semana cheio de amistosos preparatórios, outras equipes nacionais que não se classificaram para o Mundial (ou sequer chegaram perto disso) aproveitaram a onda e botaram seus selecionados para treinar em jogos-treino mundo afora.

Na Suécia, os donos da casa receberam a Bósnia-Herzegovina, que por muito pouco não se classificou para o Mundial da África do Sul – perdeu ambas as partidas da repescagem para Portugal por 1 a 0. Já os suecos foram eliminados na fase de grupos, onde estavam justamente os portugueses e os vizinhos da Dinamarca, que se classificou em primeiro.

Na partida realizada em Solna (região metropolitana de Estocolmo), os suecos foram superiores e venceram o jogo por 4 a 2, com gols de Toinoven, Berg e dois de Olsson, enquanto Salihovic e Misimovic descontaram para os bósnios.

RESULTADOS DESTE SÁBADO

Suécia 4 x 2 Bósnia-Hezergovina
Ucrânia 3 x 2 Romênia
Islândia 4 x 0 Andorra
Moldávia 2 x 3 Em.Árabes Unidos
Azerbaijão 1 x 3 Macedônia

Grande astro da Suécia, Zlatan Ibrahimovic não esteve em campo e nem fará parte da equipe no próximo amistoso de sua seleção contra Belarus, dia 2 de junho. Ibra se diz desmotivado para jogar pela Suécia após seu país ter ficado de fora da Copa do Mundo, e ainda decidirá se fará parte do elenco que tentará a classificação para a Eurocopa de 2012.

Ainda nas proximidades do Circulo Polar Ártico, a Islândia, ilha localizada entre a Grã Bretanha e a Groenlândia no Atlântico Norte, sediou partida contra o principado de Andorra, enclave medieval que fica nas montanhas dos Pirineus, entre França e Espanha.

No jogo realizado em Reykjavík, os islandeses não decepcionaram seus torcedores e enfiaram 4 a 0 nos visitantes. Helguson marcou por duas vezes (a primeira de pênalti, que abriu o placar), enquanto Gunnarsson (também de pênalti) e Sigurdsson fecharam a goleada

Já do outro lado da Europa, a Ucrânia recebeu seus vizinhos da Romênia e realizou um jogo cheio de emoções. Ambas as equipes ficaram de fora do Mundial ainda na fase de grupos, mas se motivaram para este amistoso de duas viradas, vencido pelos ucranianos por 3 a 2.

Aliyev, aos 17 da etapa inicial, fez o primeiro da Ucrânia, que tomou a virada dos romenos já no segundo tempo, com gols de Tamas (aos 9) e Niculae (aos 18). Mas os ucranianos não desistiram e em três minutos conseguiram a virada que definiu o placar. Konoplyanka anotou aos 30 minutos enquanto o romeno Tamas, que havia marcado o primeiro de seu time, fez o gol contra que determinou a derrota de sua equipe.

Incrustado justamente entre Ucrânia e a Romênia está a Moldávia, cuja seleção nacional resolveu botar seus atletas para correrem contra os Emirados Árabes Unidos, país do Golfo Pérsico cujas riquezas do petróleo levam jogadores de todas as partes do mundo para jogar na liga local.

O investimento, no caso deste amistoso, parece ter valido a pena: os árabes venceram por 3 a 2 os donos da casa, em plena Chisinau, capital da Moldávia, que abriu o placar com Tigirlas. Mas ainda no primeiro tempo, Jumaa e Shehhi viraram para os árabes, que tomaram o empate com o gol de Bugaiov, mas definiram a vitória com Khalil, aos 44 do segundo tempo.

A 3.000 km a leste de Chisinau, à beira do Mar Cáspio, na região do Cáucaso, o Azerbaijão promoveu um jogo-treino contra a seleção da Macedônia, país dos Bálcãs localizado entre a Grécia e a Sérvia.

No confronto, os balcânicos levaram a melhor sobre os caucasianos e, em Baku, capital do Azerbaijão, os macedônios venceram por 3 a 1, com gols de Trickovski, Sadygov (contra) e Gourovski, enquanto os donos da casa descontaram no último minuto da peleja com Mammadov.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host