29/05/2010 - 17h07

EUA se despedem da torcida com virada sobre Turquia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção dos Estados Unidos se despediu de sua torcida neste sábado ao receber a Turquia em seu último jogo antes de partir para a África do Sul – e não decepcionou. Com o estádio lotado na cidade de Filadélfia, venceram os turcos de virada por 2 a 1. Arda Turan abriu o placar para os visitantes, mas os anfitriões viraram com Jozy Altidore e Clint Dempsey no segundo tempo.

Equilibrada, a partida foi um bom teste para o elenco norte-americano, que encontrou uma equipe que não se classificou para a Copa do Mundo mas que sempre é uma pedra no sapato de seus adversários, como puderam comprovar no primeiro tempo.

O gol da Turquia foi marcado aos 27 minutos. Os norte-americanos estavam no ataque e perderam a bola para um meio-campista turco, que da sua intermediária de defesa achou um belíssimo passe em profundidade para Arda Turan, que partia em velocidade da linha central.

O atacante correu pela esquerda do campo, avançou pela área, e antes que levasse uma trombada tripla de dois zagueiros americanos e do goleiro Tim Howard, conseguiu encobrir a todos e mandar pro fundo do gol. Na comemoração, mancava, mas sorria.

Àquela altura a Turquia passou para o campo de defesa, explorando os contra-ataques, enquanto os americanos apresentavam um bom volume de jogo e posse de bola, apesar de não conseguirem chegar ao tento de empate. E assim terminou o primeiro tempo, com vantagem para os turcos.

Os Estados Unidos começaram o segundo tempo com pressão total e, após chegar perto da meta adversário por diversas vezes, finalmente conseguiu o gol de empate.

A zaga americana afastou a bola de seus domínios e Onyewu, ao receber no meio de campo, tocou rapidamente para Landon Donovan, que partia em velocidade no ataque e de primeira tirou o goleiro turco, que saía da área para impedir a jogada. Pela direita e já livre do arqueiro adversário, Donovan tocou rasteiro no meio da área para Jozy Altidore completar para o gol.

A pressão americana continuou, e ainda que a Turquia levasse perigo nos contra-ataques, o time da casa conseguiu se segurar e finalmente chegou ao gol da virada.

Donovan recebeu a bola no meio da intermediária turca após cobrança de lateral, e com um belo toque por cima da zaga adversária achou Clint Dempsey se infiltrando pelo meio da área. Dempsey ganhou de um defensor no jogo de corpo e tocou por baixo do goleiro adversário, que tentou fechar o ângulo pela esquerda sem sucesso.

Os Estados Unidos farão ainda um jogo-treino contra a Austrália, no próximo dia 5 de junho, já em Johanesburgo, na África do Sul.

Os norte-americanos figuram no grupo B do Mundial ao lado de Eslovênia, Argélia e Inglaterra, com quem estreiam na competição no dia 12 de junho, em Rustemburgo.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host