26/05/2010 - 07h00

Torcedor protesta e é expulso de homenagem a Ricardo Teixeira em Curitiba

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba
  • Rafael Zimmermann fez protesto solitário durante homenagem oficial a Ricardo Teixeira em Curitiba

    Rafael Zimmermann fez protesto solitário durante homenagem oficial a Ricardo Teixeira em Curitiba

De dentro da Câmara dos vereadores de Curitiba, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira ouviu rasgados elogios de políticos locais em solenidade na noite de terça-feira em que lhe foi concedida a honra de cidadão curitibano. Do lado de fora, um protesto solitário de um ousado torcedor marcou a homenagem oficial ao cartola mais poderoso do futebol nacional.

Pouco antes de Ricardo Teixeira ouvir agradecimentos do prefeito curitibano Luciano Ducci (PSB) e do governador paranaense Orlando Pessuti (PMDB) a respeito da ajuda da CBF à região, o representante comercial Rafael Zimmermann foi encaminhado para fora do plenário pela segurança da casa, com seu manifesto em forma de cartaz.

Zimmermann se apresentou como um torcedor fanático do Coritiba de 28 anos revoltado com a homenagem a Teixeira, que, em sua visão, tem uma lista de ações contrárias ao futebol paranaense durante toda sua experiência na gestão do futebol nacional.

"Não dá para tolerar esse puxa-saquismo descarado para uma pessoa que tanto prejudicou o futebol paranaense", declarou o torcedor na porta da Câmara de vereadores. “Desde 1989 ele nos prejudica, quando rebaixou o Coritiba na base da canetada”, emendou, em referência ao Campeonato Brasileiro do ano mencionado, quando o time alviverde foi punido em decisão polêmica, por não comparecer a uma partida*.

O discurso era outro nos microfones da solenidade na capital curitibana. Os políticos locais exaltaram a decisão do cartola de levar a Curitiba a primeira etapa de preparação da seleção para a Copa do Mundo, entre outras ações.

"Ele trouxe a seleção para jogar aqui em Curitiba três vezes, no Pinheirão, no Couto Pereira e na Arena da Baixada. Além disse, o presidente Ricardo Teixeira tem outros serviços prestados à cidade. Batalhou junto à Fifa para que fossemos escolhidos sede do Mundial de 2014", argumentou Mario Celso Cunha, vereador curitibano responsável pela homenagem oficial.

A homenagem a Ricardo Teixeira acontece exatamente no momento em que Curitiba atravessa um impasse em relação a seu estádio para a Copa de 2014. Apesar de ser considerada a praça mais adiantada para o evento, a Arena da Baixada precisa de uma reforma milionária para se adequar às exigências da Fifa para o Mundial.

Antes da homenagem da terça, Ricardo Teixeira recebeu garantias das instâncias municipal e estadual locais de que a questão será rapidamente resolvida.

Por fim, o presidente da CBF ouviu do governador Pessuti, em seu discurso no evento, o lobby de que Curitiba espera estar incluída como sede da Copa das Confederações de 2013, torneio que servirá de teste para a organização brasileira no Mundial do ano seguinte.

*O Coritiba teria o Santos na última rodada da primeira fase, mas ao contrário do seus adversários diretos, teria de jogar a rodada final do 1º turno no sábado e não no domingo. Entrou com uma liminar para que as partidas acontecessem na mesma data e horário, mas ela acabou posteriormente caçada pela CBF. O jogo foi marcado para Juiz de Fora-MG. O Santos compareceu, e o Coritiba, alegando não saber da cassação da liminar, nem sequer viajou à cidade mineira e acabou punido com o rebaixamento.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host