26/05/2010 - 12h17

Ministro confirma Morumbi para estreia da Copa e nega novo estádio em SP

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

O ministro do Esporte, Orlando Silva, negou nesta quarta-feira, em Brasília, os rumores de que o estádio do Morumbi, em São Paulo, não seria mais o palco do jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, sendo substituído por um novo estádio que seria construído em Pirituba, bairro da região noroeste paulistana.

Na avaliação do ministro, o Brasil não poderia ter o "privilégio" de ter um estádio novo para fazer um jogo, apenas para a abertura da Copa. Silva considerou um desperdício de recurso e ainda duvidou que os investidores do setor privado se interessassem em construir “um equipamento que não tem viabilidade financeira”.

“O Morumbi é o estádio indicado pelo governo e pela Prefeitura de São Paulo para receber os jogos da Copa do Mundo. Até onde eu sei, será o estádio paulista do projeto da Copa. A Fifa aprovou o projeto e agora cabe ao São Paulo Futebol Clube, que é o dono do estádio, viabilizar o financiamento. Tem a linha do BNDES", alegou o ministro.

"Estão sendo examinadas as condições que o São Paulo ofereceu e eu imagino que a cidade e o Estado de São Paulo também devem dar um apoio ao São Paulo. Porque o Morumbi não é um problema do clube, mas do Estado de São Paulo. Eu imagino que o Estado e a cidade devem apoiar a viabilização desse estádio”, completou.

BLOGUEIROS DO UOL

A abertura da Copa de 2014 será em São Paulo, numa arena nova, em Pirituba Leia
Integrante do comitê Morumbi 2014 afirma que Walter Feldman garantiu que não há plano B Leia

No blog do jornalista Juca Kfouri, foi antecipada a informação de que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira havia decidido que o jogo inaugural seria em Pirituba, “na nova arena que será construída lá”. Segundo Kfouri, Teixeira teria dito que o prefeito paulista Gilberto Kassab estaria de acordo. No entanto, Kassab nega.

“O Morumbi é o estádio de São Paulo na Copa do Mundo. Pirituba até onde eu sei é uma especulação até porque eu, pessoalmente, ignoro qualquer projeto de construção de um estádio naquela região e qualquer manifestação da Fifa quanto a esse estádio. Eu não sei de resistência, não sei o que está acontecendo. Sei que o Morumbi é o estádio de São Paulo”, encerrou Orlando Silva, ao sair rapidamente de reunião na Câmara dos Deputados com o presidente da Casa Legislativa, Michel Temer (PMDB-SP).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host