26/05/2010 - 09h55

Messi: 'Posso lidar com a pressão da Argentina na Copa do Mundo'

Das agências internacionais
Em Barcelona (Espanha)
  • Messi na chegada à Argentina para o início dos treinos para a Copa

    Messi na chegada à Argentina para o início dos treinos para a Copa

Lionel Messi diz não sentir nenhuma pressão da Argentina por conta da Copa do Mundo, e afirma que não mudará o estilo de jogo adotado no Barcelona para se adaptar ao seu país.

 

O Messi de 2010 é muito diferente daquele jogador de 18 anos que assistiu do banco à eliminação da Argentina pela Alemanha, naquela tarde de junho em Berlim, na Copa passada.

Desta vez, Messi segue para o Mundial na África do Sul após ter conquistado uma série de homenagens pessoais e títulos com o Barcelona, em grande parte devido à sua armação extraordinária e à habilidade em marcar gols.

“Não sinto a pressão”, disse Messi à Associated Press numa entrevista recente. “A verdade é que estou em boa forma. Tenho um forte desejo de fazer o meu melhor, assim como meus colegas de equipe. Queremos dar à Argentina o nosso melhor e esperamos que as coisas corram bem.”

“Eu não mudarei. Continuarei jogando da mesma maneira”, declarou. “Espero poder fazer o que tenho feito [no Barcelona] na seleção nacional, porque foi assim que conquistei tudo o que tenho conquistado.”

Messi parece mais bem empregado do lado direito do ataque do Barcelona, embora também tenha tido uma boa temporada como atacante central na equipe de Pep Guardiola. Messi foi o artilheiro da liga espanhola com 34 gols e da Europa, com 47 gols, se igualando aos recordes de Ronaldo no clube nos anos de 1996 e 1997.

Até agora, Diego Maradona optou por deixar Messi livre atrás de dois atacantes, mas o técnico da Argentina também tem à sua disposição os talentos de Diego Milito, Carlos Tevez, Gonzalo Higuain, Angel Di Maria e Sergio Aguero.

Nesta segunda-feira, a seleção argentina ganhou de 5 a 0 do Canadá num jogo amistoso, numa pequena mostra de que Maradona tentará replicar na Copa do Mundo a formação do Barcelona, inspirada no Ajax, na disposição dos jogadores em campo.

“Não sei, é uma decisão do Maradona”, disse Messi. “Mas penso que a Argentina tem a vantagem de possuir vários bons jogadores na frente. Isto foi comprovado neste último ano, porque em todos os campeonatos importantes há um argentino lá, no topo.”

Considerado o atual melhor jogador do mundo, Messi sofreu críticas na Argentina após alguns desempenhos tidos como insossos na equipe nacional. “As críticas ao meu modo de jogar não me magoam”, afirmou o jogador. “Se dizem respeito à minha performance, então eu sou o primeiro a me criticar e o primeiro a saber que não joguei suficientemente bem – isto não é um problema. É duro quando as pessoas falam de coisas não relacionadas ao futebol.”
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host