24/05/2010 - 07h03

Sem falar, Kaká vira tema onipresente em rotina da seleção em Curitiba

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba
  • Kaká e Luís Fabiano nao participaram dos treinos iniciais da seleção. O nome do meia foi o mais falado entre jornalistas, jogadores e torcedores

    Kaká e Luís Fabiano nao participaram dos treinos iniciais da seleção. O nome do meia foi o mais falado entre jornalistas, jogadores e torcedores

Kaká ainda não treinou no campo, não concedeu entrevista e só se manifestou publicamente pelo Twitter. Mesmo assim, o meia é o centro das atenções da seleção brasileira em Curitiba. Tema recorrente de perguntas, explicações e entre os torcedores, ele concentra os holofotes nos primeiros dias de preparação para a Copa do Mundo. Resultado da expectativa sobre seu estado físico e da condição de maior estrela da equipe.

Seis personagens da seleção conversaram com os jornalistas até o momento: dois da comissão técnica e quatro jogadores. E todos foram questionados sobre Kaká. Condição física, programação de treinos, ausência de meias parecidos, possibilidade de substitui-lo em campo... Diferentes temas foram abordados, mas sempre em torno do jogador do Real Madrid.

Kaká é o principal assunto da seleção desde a última quinta-feira. Ele foi o primeiro atleta a se apresentar no CT do Atlético-PR, com um dia de antecedência. Viajou de São Paulo acompanhado pelo fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan, com quem trata problema muscular desde o início da semana passada.

Na capital paranaense, Kaká foi submetido a exames e deu sequência ao tratamento. Ele ainda não pisou no gramado e começará os treinos físicos no mesmo nível dos demais nesta segunda-feira, um dia depois do elenco (o mesmo acontece com Luís Fabiano).

Seu nome foi gritado em coro pelos torcedores que no domingo se aglomeraram no portão do CT para ver, ao longe, os jogadores correndo no campo. Kaká, contudo, estava a centenas de metros, dentro das dependências do CT e imperceptível para imprensa e fãs.

A importância do meia para a seleção é destacada por todo o grupo. O protagonismo é claro. “O Kaká é insubstituível. Torcemos para que ele esteja bem”, resumiu Kleberson.

Dois fatores explicam a numerosa atração pelo meia em Curitiba: o rótulo de maior estrela da seleção às vésperas da Copa do Mundo e o grave problema no púbis que atrapalhou seu primeiro semestre de 2010.

Questionado no último domingo sobre a escassez de grandes estrelas mundiais no elenco, Gilberto Silva amenizou o cenário e deu sua explicação. “Aqui, a estrela maior sempre foi a seleção brasileira e continuará sendo. Esse grupo tem priorizado isso.”

Sobre a questão física, os especialistas das áreas competentes asseguram um Kaká em boas condições. O médico José Luís Runco afirma que a lesão no púbis já foi completamente superada. E a torcida interna por isso é grande. Convocados, comissão técnica e CBF apostam alto no segundo jogador mais caro da história do futebol. Os holofotes aguardam.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host