24/05/2010 - 12h56

Brasil adianta acordo para enfrentar Tanzânia e Zimbábue antes da Copa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba*

Ainda não é oficial e faltam detalhes burocráticos, mas o Brasil deve enfrentar as seleções de Tanzânia e Zimbábue antes de estrear na Copa do Mundo na África do Sul. Os locais dos amistosos ainda não estão confirmados, assim como as datas, mas é provável que os jogos aconteçam nos dias 2 e 7 de junho.

“Estamos esperando a documentação. Vocês sabem que é de praxe da CBF [Confederação Brasileira de Futebol] só anunciar amistosos quando os documentos estiverem com a gente”, explicou Rodrigo Paiva, assessor de comunicação da entidade.

Dunga e sua comissão técnica já haviam divulgado que o Brasil não enfrentaria rivais de primeiro escalão na fase final de preparação para a Copa. A CBF chegou a recusar um convite da África do Sul, anfitriã do Mundial e treinada por Carlos Alberto Parreira.

“Acho que esses dois amistosos antes da Copa servem para colocar o time em ritmo de jogo. O pessoal da Inter [de Milão] jogou neste último final de semana, para nós seria ruim ficar muito tempo sem jogar. Nesses três anos e meio enfrentamos todas as grandes seleções, talvez menos a Espanha. Não tem muito que testar, agora é pegar ritmo de jogo para a estreia”, analisou o zagueiro Juan.

A Tanzânia figura atualmente na 108ª colocação do ranking da Fifa. Sua melhor posição na história foi o 65º lugar alcançado em fevereiro de 1995. Zimbábue, por sua vez, aparece na última lista na 113ª colocação e tem como melhor posição a 40ª obtida em abril de 1995.

O sul do Zimbábue faz fronteira com o norte da África do Sul, enquanto a Tanzânia se localiza mais ao norte, na costa leste do continente africano. A intenção inicial da CBF era fazer ao menos um dos amistosos fora da África do Sul, mas a dificuldade de logística pode forçar a seleção a permanecer no país-sede da Copa.

O Brasil iniciou a preparação na última quinta-feira em Curitiba, no CT do Atlético-PR. A delegação deixa a cidade nesta quarta, quando viaja à África do Sul fazendo escala em Brasília. Na capital nacional, a equipe faz uma visita ao presidente Lula.

A estreia da seleção na Copa será no dia 15 de junho, diante da Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo. Cinco dias depois, na mesma cidade mas no estádio Soccer City, o time de Dunga encara a Costa do Marfim. O terceiro e último adversário da fase de grupos será Portugal, dia 25, em Durban.

*Atualizada às 13h18

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host