24/05/2010 - 16h57

Após pressão, Dunga adota simpatia e libera entrada da torcida no treino

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba*

Os curitibanos que desde quinta-feira tentam ver de perto a seleção brasileira finalmente conseguiram. A pressão feita por eles surtiu efeito. Na tarde desta segunda, a pedido de Dunga, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) liberou o público para acompanhar uma atividade física da equipe no gramado. A decisão acontece um dia depois dos protestos que cerca de 200 torcedores fizeram na porta do CT do Atlético-PR e causaram repercussão negativa.

No último domingo, no primeiro treino físico no campo aberto à imprensa, as pessoas foram barradas e criticaram o isolamento. O fato gerou desconforto para o treinador. “Dunga, bundão, libera o portão”, gritaram os torcedores.

Um dia depois, o cenário foi diferente. Em reunião no gramado com o supervisor Américo Faria, Dunga sinalizou algumas vezes para a entrada do CT onde estavam os torcedores. Logo em seguida, seguranças se mobilizaram para liberar o acesso. Mais de 200 pessoas entraram pacificamente.

Os mesmos que mais cedo voltaram a gritar pela liberação do portão agradeceram quando foram atendidos. Os torcedores passaram a entoar “Valeu, Dunga”.

Os fãs de Luís Fabiano, Robinho e companhia puderam ver os ídolos de perto. Ficaram em uma grade a menos de cinco metros do campo por onde passavam os convocados por Dunga para a Copa do Mundo na África do Sul.

No início da tarde desta segunda, a CBF já havia sinalizado que prepararia uma atividade que proporcionasse maior contato com o público.

Desde a chegada à capital paranaense na última quinta-feira, a seleção se manteve totalmente isolada. No aeroporto, Nilmar foi o único jogador que passou pelo saguão. O restante saiu por trás em veículos enviados pela CBF. A entidade alegou que atendeu a um pedido da Infraero, incapaz de garantir a segurança ideal no local.

Na próxima quarta, a proximidade entre seleção e público irá se repetir. Já está certo que será montado um esquema no aeroporto para que a delegação embarque pela porta principal e passe perto dos torcedores.

*Atualizada às 17h07

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host