23/05/2010 - 12h07

Dunga proíbe transmissões ao vivo e veta 'Big Brother' no 1º treino aberto

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba*

Dunga combate com todas as armas a superexposição sobre a seleção brasileira. E mais uma prova disso foi dada neste domingo. O comandante vetou todas as transmissões ao vivo do primeiro treino aberto à imprensa em Curitiba. Reforçou mais uma vez sua repulsa pelo estilo “Big Brother” que as emissoras de televisão adoram e foi tão criticado em 2006.

A atividade física com a presença das equipes de jornalismo ocorreu nesta tarde, às 16h25. Nenhuma emissora pôde entrar no CT do Atlético-PR com equipamento usado para transmissões ao vivo. Os responsáveis pelo departamento de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) checaram equipe por equipe.

A reportagem do UOL Esporte testemunhou, por volta das 14h, o diálogo entre o representante de uma emissora e um assessor da CBF sobre o assunto. A emissora tentava encontrar uma brecha para exibir o treino ao vivo, mas não houve acordo.

Dunga só permitiu que as televisões gravassem as imagens para utilizá-las depois. O treinador tem feito todo o esforço para que a preparação da seleção para esta Copa tenha a menor semelhança possível com as decisões que foram criticadas há quatro anos.

A fase de treinos realizada na suíça Weggis, em 2006, tornou-se o símbolo negativo da forma como as coisas foram conduzidas por CBF e Carlos Alberto Parreira no período pré-Copa. Na oportunidade, Dunga acompanhou de perto o Brasil atuando como comentarista de televisão. Até rodas de "bobinho" e simples corridas no gramado eram vigiadas diariamente por dezenas de câmeras e transmitidas ao vivo.

Este domingo marcou o início dos treinos físicos da seleção em Curitiba. A equipe passou por avaliações médicas entre sexta-feira e sábado e nesta manhã começou as atividades comandadas diretamente pelos preparadores Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian.

A seleção fica na capital paranaense até quarta-feira, quando viaja à África do Sul com escala em Brasília, onde realizará uma visita ao presidente Lula. O destino final da delegação será Johanesburgo, cidade escolhida para receber a última fase de preparação.

* Atualizado às 17h35.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host