21/05/2010 - 07h01

Seleção inicia treinos com isolamento e frio 'sul-africano' em Curitiba

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Curitiba

SELEÇÃO FICA ISOLADA EM CURITIBA

  • Flavio Florido/UOL

    CBF assumiu temporariamente o “controle” do CT e barrou o contato de torcedores com o elenco

  • Flavio Florido/UOL

    Imprensa terá circulação reduzida dentro do CT e contato com atletas ocorrerá apenas em coletivas

Isolada da torcida, em fuga permanente dos holofotes e sob um frio parecido ao da África do Sul. Assim a seleção brasileira começará sua preparação para a Copa do Mundo. Na manhã desta sexta-feira, Dunga reúne em Curitiba seus 23 escolhidos para começar os treinos voltados para a parte física. A estratégia traçada pela comissão técnica tem um objetivo: desfrutar do sossego que raramente acompanha o time nacional.

Toda a estrutura foi armada para manter a seleção “escondida”. Da escolha do CT do Caju, de propriedade do Atlético-PR, à rotina que marcará as atividades na cidade, o cuidado foi grande. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) assumiu temporariamente o “controle” do CT. É a única responsável pelo acesso ao local e fez mudanças estruturais para adequar tudo a seu gosto.

O CT está a 17 km do centro de Curitiba. Uma das ruas de acesso ao local tem o trânsito bloqueado dos dois lados e conta com agentes de trânsito para monitorar a movimentação. Torcedores curiosos que pretendem ver de perto Kaká, Júlio César e companhia devem ficar frustrados. O muro e os portões protegidos por seguranças serão o limite. A expectativa é que os fãs tenham pouco (ou nenhum) contato com as estrelas durante os seis dias na capital paranaense.

A imprensa também terá circulação reduzida dentro do CT. Em espaço e duração. A CBF avisa que os jornalistas só poderão permanecer no local durante as entrevistas coletivas. A regra é entrar, conversar com os jogadores escolhidos e sair. A sala usada geralmente pela imprensa local não estará disponível.

Dificilmente a imprensa poderá presenciar os nove treinos programados. Algumas atividades devem ser fechadas. Dunga já havia sinalizado tal postura na semana passada, após anunciar a lista de convocados para a Copa. Ele chegou a pedir desculpas aos torcedores por tantas restrições.

“O CT se transformou numa verdadeira fortaleza. Ninguém terá acesso à área próxima ao hotel usado pelos jogadores. As categorias de base não estão mais lá e o time profissional passou a treinar na Arena da Baixada”, comentou Paulo Rink, ligado à diretoria do Atlético-PR e um “embaixador” para assuntos internacionais do clube. “A presença da seleção será muito importante para a imagem do Atlético.”

Além de usar as modernas instalações do clube rubro-negro, a equipe de Dunga também poderá começar a sentir o frio que enfrentará na África do Sul. A última quinta-feira foi o dia mais frio deste ano em Curitiba: os termômetros chegaram a marcar 7ºC.

Segundo a previsão do tempo, Curitiba terá temperatura mínima de até 5ºC nos próximos dias e máxima de até 18ºC. Em Johanesburgo, próximo destino da seleção e palco dos dois primeiros jogos da equipe no Mundial, os termômetros atingirão de 4ºC a 21ºC no mesmo período. E como o calor humano da torcida deve ficar do lado de fora do portão, os comandados de Dunga podem se preparar para um clima frio na capital paranaense.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host