20/05/2010 - 06h39

França define Laurent Blanc como treinador da seleção após a Copa

Das agências internacionais
Em Paris (FRA)
  • Federação Francesa de Futebol acertou com o Bordeaux a liberação do treinador Laurent Blanc

    Federação Francesa de Futebol acertou com o Bordeaux a liberação do treinador Laurent Blanc

A Federação Francesa de Futebol (FFF) e o Girondins Bordeaux anunciaram nesta quinta-feira um acordo para que Laurent Blanc possa assumir o cargo da seleção francesa após a Copa do Mundo da África do Sul. O clube queria dois milhões de euros de indenização por perder o seu treinador, mas a Federação conseguiu diminuir o valor da multa para um milhão e meio.

O acordo garante Blanc como o substituto de Raymond Domenech no comando dos Bleus. A FFF indicou em um comunicado que o acordo com o Bordeaux foi assinado para uma possível contratação de Blanc como técnico da seleção. O anúncio, no entanto, praticamente acaba com as especulações sobre o novo treinador da equipe.

De acordo com o jornal L’Équipe, Blanc assinará um contrato de dois anos, com opção de renovação automática. O ex-jogador da seleção francesa ganhará um salário de 100 mil euros por mês, o dobro do que recebe Domenech atualmente.

A principal dificuldade da Federação para fechar a negociação se encontrava na posição dos dirigentes do Bordeaux, que se mostraram descontentes com a forma que o presidente da FFF, Jean-Pierre Escalettes, anunciou seu interesse em contratar Blanc. O presidente do clube francês, Jean-Louis Triaud, acusou Escalettes de ter desestabilizado o time ao anunciar que Blanc era o principal candidato a assumir a seleção.

Triaud responsabilizou o cartola da FFF pela queda da equipe no torneio nacional, em que foi campeão na última temporada, mas não conseguiu nem vaga nos torneios europeus neste ano. “Uma Federação não pode tentar contratar um treinador empregado sem punição. Isso contribuiu para nosso fracasso esportivo”, indicou Triaud.

Agora, as negociações estão centradas na contratação do auxiliar de Blanc no Bordeaux. Jean-Louis Gasset também está cotado para trabalhar na seleção após a Copa. No entanto, a FFF promete não anunciar a contratação de Blanc oficialmente até o fim do Mundial para a seleção francesa. Domenech destacou que o anúncio do novo treinador poderia tirar a concentração dos jogadores convocados para a Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host