20/05/2010 - 18h13

Curitiba rebate secretário e promete estar em 2014, mas adia resolução

Gustavo Franceschini
Em São Paulo

O representante paranaense na audiência pública sobre a Copa de 2014 na Câmara dos Deputados, em Brasília, disse que Curitiba pode não receber o Mundial. Horas depois, a Prefeitura da cidade rebateu a afirmação e prometeu cumprir o atual cronograma, mas adiou a resolução dos problemas financeiros para terça.

“A única coisa que posso dizer é desmentir esse Alcidino. O projeto de Curitiba está aprovado e o prazo será rigorosamente cumprido. [O que foi falado] foi uma irresponsabilidade de uma pessoa que nunca acompanhou o projeto”, disse Luís de Carvalho, secretário municipal de Políticas Institucionais da Prefeitura e gestor do projeto Copa 2014.

Na manhã desta quinta-feira, Alcidino Bittencourt, secretário estadual especial para a região metropolitana de Curitiba, relatou os problemas do Estado. Segundo o político, a posição do Atlético-PR, que não aceita pagar ou financiar mais de 30% do valor da reforma da Arena da Baixada, seria um impasse financeiro. Como a Prefeitura e o governo estadual não podem doar o dinheiro, a obra só sairia do papel com o auxílio da iniciativa privada.

Questionado sobre o assunto, Luis de Carvalho foi evasivo. “No momento certo vamos resolver isso, e antes de todo mundo. O que Curitiba vai fazer compete a Curitiba”, disse o secretário municipal.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, Luciano Ducci, prefeito da cidade, e Orlando Pessuti, governador do Paraná, reuniram-se na tarde desta quinta. Após o encontro, os dois adiantaram que vão apresentar uma solução financeira legal para o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na próxima terça-feira.

O Atlético-PR, por sua vez, segue acompanhando os fatos à distância. O clube decidiu que nenhum diretor vai falar sobre o assunto, mas posicionou-se oficialmente.

"O Atlético não irá se manifestar sobre as declarações, mas mantém a posição já divulgada anteriormente. O clube se compromete a investir apenas 30% do valor necessário para terminar a obra e espera por um investidor que banque o restante. Neste caso, assume o compromisso de respeitar os prazos estabelecidos pela Fifa para o início e conclusão da obra. Em caso contrário, investirá apenas o necessário para terminar o estádio de acordo com necessidades e prazos próprios", disse o Atlético-PR, por meio de sua assessoria de imprensa.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host