Leo La Valle/EFE

Messi (esq.), Higuaín e Tevez irão comandar o ataque da Argentina na África do Sul

19/05/2010 - 16h45

Com ataque de 133 gols, Maradona confirma grupo da Argentina na Copa

Das agências internacionais
Em Buenos Aires (Argentina)

Com seis atacantes no grupo, Diego Maradona revelou, nesta quarta-feira, os 23 jogadores que irão defender a seleção argentina na Copa do Mundo da África do Sul. Juntos, os seis jogadores ofensivos marcaram 133 gols nos respectivos campeonatos nacionais em que jogam. O técnico cortou sete atletas que haviam sido chamados na semana passada e que figuravam na pré-lista enviada à Fifa.

O ataque argentino conta com Lionel Messi (Barcelona) e Gonzalo Higuaín (Real Madrid), que juntos marcaram 61 gols no último Campeonato Espanhol. O craque do time catalão foi o artilheiro do Nacional com 34 gols, sete a mais que o compatriota.

O ATAQUE DE 133 GOLS DE MARADONA

MESSI: 34 gols pelo Barcelona
HIGUAÍN: 27 gols pelo Real
MILITO: 22 gols pela Inter
TEVEZ: 22 gols pelo M.City
PALERMO: 16 gols pelo Boca
AGÜERO: 12 gols no Atlético M.

O setor ofensivo da Argentina ainda contará no Mundial com Carlitos Tevez (Mancheter City-ING), Sergio Agüero (Atlético de Madri-ESP), Diego Milito (Inter de Milão-ITA) e Martín Palermo (Boca Juniors-ARG). Os 133 gols do sexteto foram alcançados apenas pelo Campeonato Espanhol, Italiano, Inglês e Argentino.

A lista final da Argentina foi divulgada após uma reunião de Maradona com os dirigentes da Associação de Futebol Argentino (AFA), em Buenos Aires. O ex-jogador cortou do grupo os defensores Fabricio Coloccini (Newcastle-ING) e Juan Insaurralde (Newell’s Old Boys-ARG). Os meias Juan Mercier (Argentinos Juniors-ARG), José Sosa (Estudiantes-ARG), Jesús Dátolo (Olympiacos-GRE) e Sebastián Blanco (Lanús-ARG) também foram dispensados, assim como o atacante Ezequiel Lavezzi (Napoli-ITA).

A única surpresa da lista é o lateral/zagueiro Ariel Garcé, de 30 anos. O jogador do modesto Colón de Santa Fe foi chamado por Maradona apenas para o amistoso com o Haiti, em 5 de maio. Os “hermanos” venceram o jogo por 4 a 0. Para Maradona, Garcé é o jogador ideal para formar a linha de defesa com quatro jogadores - Clemente Rodríguez, do Estudiantes, é outra opção.

Apesar de ter disputado apenas 12 partidas (nove como titular) pela Fiorentina no Campeonato Italiano, Mario Bolatti ganhou um voto de confiança do técnico. Ao barrar Fernando Gago, Diego Maradona argumentou que o deixou de fora da equipe por ter sido pouco aproveitado pelo Real Madrid na última temporada. O meia, no entanto, fez mais jogos que Bolatti ao disputar 18 partidas (14 como titular).

Para a estreia na Copa do Mundo, Maradona deve mandar a campo contra a Nigéria, no dia 12 de junho, a seguinte formação: Sergio Romero; Nicolás Otamendi, Walter Samuel, Martín Demichelis, Gabriel Heinze e Jonás Gutiérrez; Javier Mascherano, Juan Sebastián Verón e Ángel Di María; Lionel Messi e Gonzalo Higuaín. O duelo com o nigerianos será válido pelo grupo B, que ainda conta com Grecia e Coreia do Sul.

Antes de embarcar para a África, a Argentina fará um amistoso contra o Canadá, na próxima segunda-feira (24/05), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Os zagueiros Samuel (Inter) e Demichelis (Bayern de Munique) e o atacante Diego Milito (Inter) devem perder o compromisso porque estarão em campo no sábado pela final da Liga dos Campeões da Europa.

Logo depois de revelar os 23 jogadores, Maradona declarou que o grupo irá se apresentar na tarde desta quinta-feira para iniciar o período de concentração. A seleção argentina treinará e fará exames médicos nos próximos dias antes do duelo com os canadenses.

Confira a lista dos convocados

Goleiros
Sergio Romero (AZ Alkmaar-HOL)
Mariano Andújar (Catania-ITA)
Diego Pozo (Colón -ARG)

Defensores
Nicolás Otamendi (Vélez Sarsfield-ARG)
Martín Demichelis (Bayern de Munique-ALE)
Walter Samuel (Inter de Milão-ITA)
Gabriel Heinze (Olympique Marsella-FRA)
Nicolás Burdisso (Roma-ITA)
Clemente Rodríguez (Estudiantes-ARG)
Ariel Garcé (Colón-ARG)

Meias
Jonás Gutiérrez (Newcastle-ING)
Juan Sebastián Verón (Estudiantes-ARG)
Javier Mascherano (Liverpool-ING)
Angel Di María (Benfica-POR)
Javier Pastore (Palermo-ITA)
Mario Bolatti (Fiorentina-ITA)
Maxi Rodríguez (Liverpool-ING)

Atacantes
Lionel Messi (Barcelona-ESP)
Gonzalo Higuaín (Real Madrid-ESP)
Carlos Tevez (Mancheter City-ING)
Sergio Agüero (Atlético de Madri-ESP)
Diego Milito (Inter de Milão-ITA)
Martín Palermo (Boca Juniors-ARG)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host